Ciclo de Palestras: Experimentação Animal

Inscrições Encerradas!

Click para Acessar

Objetivo: Apresentar aos alunos de graduação, iniciação-científica, de pós-graduação e pesquisadores, que irão trabalhar com animais de laboratório, os conhecimentos básicos e fundamentais para manipulação.

Conteúdo Programático:
9- 10 hs – Bem estar na experimentação animal

Palestrante: Profa. Dra. Aline Cristina Sant'Anna

Professora do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É membro da International Society for Applied Ethology (ISAE) e participa da diretoria da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt). É editora-chefe da Revista Brasileira de Zoociências. Participa da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFJF.

10- 11hs- Ética e Experimentação com Modelos Animais

Palestrante: Profa. Dra. Daniele dos Santos Martins

Professora da Universidade de São Paulo junto a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA/USP, presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/FZEA, membro do Grupo de Estudos para a análise de questões relativas a Biotérios e Comissões de Ética em Uso Animal na Universidade de São Paulo, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CPEh/FZEA e membro da Diretoria do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal - CBRA gestão 2019-2023.

Palestrante: Prof. Dr. Adolfo Firmino da Silva Neto
Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Área de pesquisa em Imunologia Veterinária e as suas interfaces com a sanidade nos rebanhos de produção. Experiência no estudo do desenvolvimento da imunidade de ungulados, imunidade nas protozoonoses e no estudo de doenças do rebanho leiteiro. Domínio de técnicas bioquímicas e de biologia molecular aplicadas no estudo da imunidade. Consultor "ad hoc" sigproj e experiência em administração acadêmica do ensino superior.