Oficina de Vídeo


Inscrições Encerradas!

Click para Acessar

 Iluminação e Enquadramento: Começaremos com a parte prática, onde após uma explicação sobre as questões essenciais de iluminação para vídeo, iremos abordar as formas de enquadramento, onde iremos falar do posicionamento da câmera em relação a luz, altura do olho do espectador e composição da cena.
Captação de áudio:Na parte de Áudio, iremos abordar os meios propícios para sua captação e equipamentos de uso cotidiano que podem auxiliar a fazê-lo.
 Roteiro: Iremos abordar a produção básica de um roteiro para gravações, abordando a importância do mesmo para pequenas produções, onde uma breve estruturação pode aumentar e agilizar o trabalho de produção audiovisual.
TAREFA EM SALA: Produzir um roteiro básico, usando como referência algumas locações da faculdade(levando em conta os tópicos anteriores, Iluminação e enquadramento e captação de áudio.) O roteiro deverá seguir -Abertura logo Unifagoc e Inova -Abertura professor se apresentando e falando sobre o assunto da vídeo aula -Captura de tela/áudio -Alguma explanação do professor no meio do vídeo -Finalização despedindo -Finalização Logo Unfagoc e Inova ? Gravação, Postura frente a câmera: Após a confecção dos roteiros TARDE ? Captura de tela pelo OBS studio: iremos abordar os princípios pontos básicos de captura de tela, configuração e salvamento da trilha de vídeo, ? Organização do projeto em pastas ? LightWorks introdução ? Editando o Basico ? Exportando ? Apresentação do vídeo e avaliação do mesmo pelos demais professores Padronização dos vídeos: De primeiro momento, para que as gravações continuem sendo feitas de forma caseira, e possuam uma maior qualidade, sugere-se seguir os seguintes tópicos para um maior aproveitamento: •Captação de imagens: Feitas em lugar iluminado(com a luz e nunca contra a luz), de preferência organizado sem poluição visual ou cores gritantes. •Equipamento de captação vídeo/áudio: Sugere-se o uso de tripé e o próprio celular para gravação das aberturas e apresentação. Durante as explicações fazer uso do Obs studio para capturar a tela e ao mesmo tempo gravar o áudio por meio de um fone de ouvido(que tenha integrado microfone) plugado no computador ou notebook. •Organização dos arquivos:Os arquivos deverão seguir um padrão organizacional por pastas. Exemplo:  Video aulas 1º semestre ABERTURAS.mp4 ENCERRAMENTO.mp4 (Criar Pasta) Aulas - Nome do curso (Criar Pasta) Nome do Tema da vídeo aula (Criar Pasta)VÍDEOS (Criar Pasta)VÍDEOS DE EXEMPLO (Criar Pasta)CAPTURA DE TELA A cada nova vídeo aula, deverá ser criada uma nova pasta “Aulas - Nome do curso” com as respectivas pastas “VIDEOS”, VÍDEOS DE EXEMPLO”,“CAPTURA DE TELA”. •Edição de vídeo: A edição deverá ser feita dentro do lightworks, onde a mesma organização deverá ser feita de modo que agilize o processo de edição e busca pelos arquivos, dentro do próprio programa. Deverá ser criada uma pasta separando cada arquivo. Ao final desse processo de padronização esperasse que haja uma maior qualidade nas produções audiovisuais dos professores para a metodologia INOVA.