Estude Aqui

Clique no botão abaixo caso tenha interesse estudar conosco. Você pode também navegar pelo nosso site e conhecer outras opções que temos para potencializar suas habilidades e deixá-lo pronto para o mercado de trabalho.


Estude Conosco

Estágio supervisionado


Os Estágios Supervisionados do curso de Bacharelado em Odontologia do UNIFAGOC, ocorrem totalizando 1000 (mil) horas de atividades, correspondentes a 20,08% (vinte por cento e oito centésimos) da carga horária total do curso. 

Durante as atividades de Estágios, os alunos encontram a oportunidade de assegurarem não só um crescimento profissional, mas principalmente uma postura ética, para que o graduando compreenda a amplitude, os limites e as possibilidades de intervenção no campo da Odontologia. 

Os Estágios Supervisionados visam a conexão entre as habilidades e competências adquiridas ao longo do curso e que vão sendo gradativamente transformadas em ações profissionais. Por isso, há uma grande preocupação com o estabelecimento das exigências feitas em cada etapa do estágio e sua articulação com a matriz curricular.

No Curso de Odontologia, o Supervisor do Estágio, além de supervisionar de maneira completa o estágio, participa também das atividades práticas na Clínica Escola, mantendo contato permanente e contínuo com alunos e outros professores desde o primeiro período do curso, fato importante para a interdisciplinaridade e para a integração entre teoria e prática. 

Ainda em relação à estratégia para gestão da integração entre ensino e mundo do trabalho, considerando as competências previstas nas DCNs para o perfil do egresso e a interlocução institucionalizada do UNIFAGOC com os ambientes de estágios, são realizadas reuniões com os diferentes gestores dos cenários de estágio a fim de avaliar as necessidades locais que estivessem em concordância com as competências para o perfil do egresso previsto nas DCNs. Desse modo, a estruturação dos estágios procura suprir as demandas existentes, integrando o ensino às necessidades reais do mundo do trabalho em nosso município e região. As reuniões com os gestores dos diferentes campos de estágio geraram os insumos que nortearam as práticas do estágio e continuam sendo utilizadas para a atualização dessas práticas, conforme documentado em ATAS.

De maneira inovadora, os alunos do Curso de Bacharelado em Odontologia do UNIFAGOC realizam treinamento de habilidades e competências nos Laboratórios de Habilidades Específicas constantemente e ainda participam de atividades extracurriculares em cursos de pós-graduação lato sensu, conduzidos por docentes do curso de graduação. Esse procedimento garante que o discente tenha contato com as principais situações de relevância odontológicas mesmo que, eventualmente, não as tenha presenciado na Clínica Escola ou no campo de Estágio Curricular. 

Outro ponto muito favorável em relação ao Estágio Curricular Supervisionado é a inserção de discentes nos ambientes do Sistema de Saúde Local e Regional. Ter o docente como preceptor deste aluno no Estágio, fortalece a integração teoria-prática e contribui de forma extremamente positiva para o desenvolvimento das habilidades e competência do aluno de Odontologia do UNIFAGOC..