Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz


Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ubá e o Instituto Realizar de Educação, Cultura, Esportes e Artes o antigo Pró-Adolescente deu origem ao projeto que tem mudado a vida de muitos estudantes da cidade: o Jovem Aprendiz.

Pautado em uma lei municipal, tal iniciativa pública acolhe, hoje, 182 jovens entre 14 e 22 anos. O projeto se divide entre aulas teóricas e experiências dentro das próprias empresas de Ubá, com o intuito de capacitá-los para o mercado de trabalho.

Toda segunda-feira às 18 horas, são distribuídas as inscrições para ingressar no programa. "Na sexta-feira, nós já recebemos essas inscrições de volta e a partir de então é feita uma avaliação sócio-econômica e um mapeamento que direcionará o setor mais apropriado ao aluno. Feito isso, é realizada uma avaliação psicológica na qual são selecionados três candidatos e a própria empresa é quem escolhe o jovem para trabalhar", explica a coordenadora pedagógica do projeto, Juliana Barletta.

O programa que oferece aos participantes o curso de assistente administrativo, tem desviado muitos estudantes do crime e das drogas. "Estamos desenvolvendo uma pesquisa, porque temos uma conjectura de que a possibilidade desse jovem enquanto Jovem Aprendiz entrar no mundo do crime é muito baixa, além de não ser consumidor de drogas. Faremos um estudo nesse sentido junto ao curso de psicologia", ressalta Marcelo Daibert, superintendente acadêmico da Fagoc.

Todas as informações sobre o Jovem Aprendiz podem ser consultadas pelos telefones: (32) 3531-4873  / (32) 3532-5562.