Alunos da Psicologia UNIFAGOC atendem gratuitamente mais de 900 pessoas por meio do NISE


 

Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira (NISE) foi criado para contribuir com a formação dos acadêmicos do curso de Psicologia do UNIFAGOC, bem como para atender à comunidade. Desde a sua inauguração, no ano de 2016,  cerca de 944 pessoas já foram atendidas gratuitamente pelos alunos, que são supervisionados por professores da graduação, sendo regidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, o qual garante o sigilo de todos os conteúdos que possam surgir durante os procedimentos.

 

Além disso, a clínica escola também integra funções de ensino, supervisão, extensão e pesquisas nas atividades das diversas áreas da Psicologia. Até o momento, já foram recebidos 190 estagiários advindos do UNIFAGOC. Atualmente, conta com 70 alunos que atuam tanto de forma presencial quanto remota. Diariamente, são atendidos por volta de 15 pacientes, 09 de acompanhamento e 06 que passam pela entrevista inicial pela primeira vez. 

 

São realizados serviços de triagem, acolhimento, psicoterapia breve, psicoterapia individual( pela psicanálise ou Terapia Cognitiva Comportamental), desenvolvimento humano (Infância/adolescência e Adulto Idoso), Avaliação Psicológica e Neuropsicológica e Orientação Vocacional. 

 

Por meio do NISE também é realizado o Projeto de Acompanhamento de Egressos. A iniciativa tem o propósito oferecer um auxílio para os recém-formados no início da carreira. A esses profissionais, são encaminhados os pacientes que excedem o limite dos atendimentos feitos pelos estagiários.

 

Outro projeto em que os alunos têm a oportunidade de exercer a profissão por meio do Centro de Pesquisas é o Ombro Amigo. Encabeçado pela Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR), visa disponibilizar apoio psicológico para as pessoas que estão com a saúde mental afetada devido à pandemia. 

 

?A clínica-escola é um espaço importante de formação dos(as) alunos(as), uma vez que envolve, além dos atendimentos prestados à comunidade, o desenvolvimento de práticas de pesquisa, ensino e extensão. O contato com as diferentes demandas da comunidade da cidade de Ubá e região e o encaminhamento para diferentes projetos que oferecemos na clínica também enriquece bastante essa formação?, destaca a coordenadora do NISE, Gabriela Silveira.


O espaço fica localizado ao lado da escada de acesso ao campus do UNIFAGOC, Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, bairro Seminário. Para  saber mais sobre os atendimentos e agendar uma triagem, basta entrar em contato no número (32) 9806-7312

 

PSICOLOGIA UNIFAGOC

 


 

O curso de Psicologia do UNIFAGOC iniciou as atividades da primeira turma no segundo semestre do ano de 2014, oferece anualmente 120 vagas, é realizado presencialmente, tem duração de cinco anos, e, atualmente, possui como diretor o psicólogo, mestre em saúde brasileira, doutor em saúde pública, especialista nas áreas de Neuropsicologia, Neurociências e Psicologia Humanista e Existencial, Alexandre Augusto Macêdo Corrêa. Os primeiros Psicólogos formados pelo UNIFAGOC colaram grau em agosto de 2019. 
 

MERCADO DE TRABALHO

 

A formação em Psicologia permite que o profissional atue em diferentes contextos socioculturais em qualquer uma das áreas da psicologia como a Psicologia Clínica, Psicologia Social Comunitária, Psicologia Escolar, Psicologia Jurídica, Instituições de Políticas Públicas de Saúde, Instituições de Políticas Públicas Sociais, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Avaliação Psicológica, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, Equipes de Pesquisa em Temáticas Relacionadas, Psicologia do Desenvolvimento e seus Contextos Sociais

 

?Nós temos orgulho de dizer que na nossa região, a maior quantidade de campos de estágios está no UNIFAGOC, na psicologia. Temos diversas áreas para o aluno ser inserido e conseguir, quando se formar, estar muito próximo das realidades que as demandas sociais e as demandas particulares estão necessitando e exigindo do profissional de psicologia?, afirma Alexandre Augusto. 

 

DIFERENCIAIS

 

? Atividades acadêmicas que envolvem aulas teóricas e práticas desde o início do curso;

? Estágio supervisionado a partir do quarto período, com atividades na Clínica de Psicologia;

? Estágios em instituições conveniadas;

? Desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto Integrador);

? Participação em eventos e congressos nacionais e internacionais;

? Visitas técnicas;

? Ações inovadoras na relação e preparo para o mercado de trabalho;

? Projeto de Acompanhamento de Egressos.

 

FORMA DE INGRESSO

 

Os interessados em cursar Psicologia no UNIFAGOC ainda podem garantir uma vaga para 2021. As inscrições do Vestibular são gratuitas e o candidato pode escolher fazer a prova online ou agendar um horário. 

 

 

Além do curso de Psicologia, também são oferecidas vagas para os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição e Odontologia.