Alunos de medicina farão avaliações seriadas a partir de agosto

Na última sexta-feira (1), o Ministério da Educação – MEC – informou sobre as novas normas sobre o monitoramento que será realizado nos cursos de Medicina. A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina - Anasem -  passa a acontecer a partir de agosto deste ano e será responsável por avaliar e monitorar a qualidade dos cursos de Medicina.

O intuito do programa é examinar as habilidades e conhecimentos que são necessários para o exercício da profissão e que os alunos devem desenvolver  durante o curso. Os discentes ingressantes a partir de 2015 devem realizar as provas, ou seja, aqueles que já se encontram no segundo ano de faculdade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pela prova que será aplicada aos alunos do segundo, quarto e sexto períodos da graduação. Segundo a lei 12.871/2013 do programa Mais Médicos, o teste faz parte da grade curricular obrigatória e é uma condição para a formação dos novos profissionais.

Os exames dos segundo e quarto períodos possuem categoria formativa, indicando o que precisa ser melhorado. Já no sexto período, a avaliação reproduz as formas de como é aplicado o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira - Revalida e os discentes para se formar devem conseguir uma nota mínima.