8 motivos para estudar Medicina em Ubá

Está procurando um local para começar o ensino superior, mas ainda não se decidiu? Veja, neste artigo, 8 motivos para estudar Medicina em Ubá!


Está procurando um local para começar o ensino superior, mas ainda não se decidiu? Veja, neste artigo, 8 motivos para estudar Medicina em Ubá com base na cidade e no curso do UNIFAGOC. Continue lendo!

Ubá

Ubá é uma cidade localizada na macrorregião da zona da mata mineira e na microrregião de Ubá com relevância regional em termos de infraestrutura (hospitais, escolas, órgãos públicos) e pelo forte setor industrial. Abaixo, você pode ver alguns motivos para estudar medicina em Ubá com base nas características da cidade. 

Infraestrutura da Cidade

Ubá é a segunda principal cidade, segundo centro industrial e segundo centro comercial da Zona da Mata Mineira, atrás apenas de Juiz de Fora.

A cidade tem mais de mil estabelecimentos industriais de grande, médio e pequeno porte, com grande destaque para a indústria moveleira. Ubá é a maior fabricante de móveis de Minas Gerais e a terceira maior do país, além de também ser um polo regional de confecção.

Ubá também tem um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,724 ocupando a 101ª posição em relação aos outros municípios brasileiros. 

A cidade dos viajantes

Ubá era chamada de “cidade dos viajantes” na Zona da Mata Mineira por conta de sua posição. E essa confluência de visitantes concentrou órgãos públicos estaduais e federais na cidade representando a microrregião. 

Alguns desses principais órgãos são:

  • IEF (Instituto Estadual de Florestas)

  • SUPRAM Zona da Mata

  • COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental)

  • SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)

  • IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas)

  • 5ª Coordenadoria Regional do DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem)

Saúde 

Ubá possui quatro hospitais em funcionamento e um núcleo regional de voluntários de combate ao câncer, além de uma policlínica regional. A cidade conta também com dezenas de clínicas médicas, odontológicas e outras mais. As instituições médicas são:

  • A.B.C. - Hospital Santa Isabel

  • Hospital São Vicente de Paulo

  • Hospital Regional da FHEMIG - Colônia Padre Damião

  • Hospital São Januário

  • Hospital do Núcleo Regional de Voluntários de Combate ao Câncer

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)

Proximidade regional

Por ser conhecida como “cidade dos viajantes”, Ubá tem grande fluxo de pessoas das cidades próximas, incluindo as outras cidades do polo moveleiro mineiro: Divinésia, Guiricema, Guidoval, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Visconde do Rio Branco.

Além delas, a cidade expande sua influência para a microrregião de Viçosa, Cataguases e Muriaé. Ubá também está a 200km do Rio de Janeiro e 180km de Belo Horizonte.

O fluxo de pessoas na região vem por diferentes canais, como as rodovias BR-265 e a MG-447, Terminal Rodoviário Deputado Felipe Balbi e o Aeroporto de Ubá (ICAO: SNUB). 

UNIFAGOC

O Centro Universitário Governador Ozanam Coelho foi fundado em 13 de setembro de 1999 e desde então ampliou suas atividades e cursos ministrados para 14 graduações na área de Saúde, Humanas e Exatas voltados para os segmentos de negócios, tecnologia, ciência, comunicação, educação, saúde e bem-estar. 

Todos esses cursos foram devidamente autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e o centro universitário conta também com um Núcleo de Pós-graduação e Educação Continuada.

O UNIFAGOC apresenta, inclusive, excelentes motivos para estudar medicina em Ubá, entre eles:

Corpo docente

O UNIFAGOC tem 76% do corpo docente de medicina composto por mestres e doutores que atuam na área e possuem experiência no Brasil e no exterior. 

Isso garante uma melhor experiência acadêmica para os alunos e ainda os põe em contato com profissionais diretamente ligados ao setor de saúde brasileiro atual, complementando os estudos com informações atualizadas sobre a prática médica no Brasil.

Processo seletivo presencial + ENEM

O UNIFAGOC possui processo para Vestibular de Medicina com prova presencial em Ubá e Belo Horizonte, além de contar com a possibilidade de ingresso pela nota do ENEM. Em 2021, houve a possibilidade de realizar a inscrição dupla (vestibular e nota do ENEM), o que abriu portas para muitos candidatos interessados no curso.

Para saber quais as regras e métodos de ingresso para o processo seletivo, acesse nossa página.

Infraestrutura do curso

O UNIFAGOC, recentemente, investiu no REAL LAB, o laboratório de simulação realística voltado para os cursos de saúde que reproduz ambientes e situações hospitalares com equipamentos extremamente modernos mesmo em padrões mundiais. 

São 800 metros quadrados divididos em cinco salas de alta complexidade no que é, hoje, o maior centro de simulação da zona da mata mineira e um dos maiores do estado. 

Incentivo à pesquisa

A faculdade de medicina no UNIFAGOC não forma apenas novos profissionais para a área de saúde, mas também pesquisadores. 

O Programa de Iniciação Científica oferta, anualmente, 50 bolsas de estudos para incentivar alunos a participarem de projetos de pesquisa, além de ajudas de custo para que os estudantes engajem em seminários, congressos e outros eventos acadêmicos. 

E para compartilhar a informação produzida em nossas salas de aula, os alunos têm uma revista científica específica da área da saúde com selo Qualis do CAPES. 

Internacionalização do ensino

Por fim, o UNIFAGOC tem investido cada vez mais na internacionalização durante a graduação dos estudantes. 

O programa de Intercâmbio Bolsas de Internacionalização para Discentes contempla alunos com um incentivo financeiro para ajudar no custeio de intercâmbios internacionais. Esse investimento traz grandes benefícios para os alunos, que passam por um enriquecimento pessoal e profissional nessas experiências fora do país.

O UNIFAGOC também é filiado à International Federation of Medical Student’s Association (IFMSA), maior organização estudantil do mundo com acadêmicos de medicina de mais de 120 países. 

 

E aí? O que achou desses motivos para estudar medicina em Ubá? Saiba que o UNIFAGOC está pronto para te receber. Acesse nosso site e faça sua inscrição para o próximo processo seletivo.