A atuação do Inspetor Escolar frente aos paradigmas da Educação no século XXI é tema de aula especial da Pedagogia UNIFAGOC

O curso de Pedagogia do UNIFAGOC promoveu uma aula especial para os alunos do sétimo período da graduação. Na ocasião foi abordado o tema “A Atuação do Inspetor Escolar Frente aos Paradigmas da Educação no Século XXI''.

A aula completa está disponível AQUI.

Para falar sobre o assunto foi convidado o bacharel em Ciências Econômicas, licenciado em Pedagogia, pós-graduado em Gestão Industrial e Logística, Educação Especial e Inclusiva e em Supervisão, Inspeção e Orientação. Atualmente, é Analista Educacional/Inspetor Educacional e atua na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ubá, Pedro de Assis Dias. O evento ainda contou com a presença da diretora do curso de Pedagogia, Adriana Mollica, de diretoras de escolas estaduais da região, inspetoras escolares e da diretora educacional da SRE de Ubá.

Inspetor Escolar convidado para o evento de Pedagogia, Pedro de Assis Dias

Imagem dos participantes da aula especial de Pedagogia

Durante a palestra, o Inspetor falou de suas experiências profissionais no setor industrial até chegar à educação e enfatizou que os novos paradigmas da educação exigem um novo perfil de Inspetor Escolar, que deverá trabalhar em consonância com a nova realidade que desponta em sua frente.

A diretora educacional da SRE/Ubá, Luziete Ferreira, ressalta que o evento foi de grade relevância devido a importância dos novos profissionais, os alunos do curso de Pedagogia, terem uma visão atualizada do Serviço de Inspeção Escolar.

“Fazer essa retrospectiva histórica, de como era a atuação do Inspetor Escolar, como ele se comportava em outros tempos e como é hoje essa postura, é muito importante porque todo estudo que a gente faz é no contexto da gestão democrática, por isso não poderia ser diferente nossa postura, de diálogo, de escuta, de análise, de reflexão, e de aplicação da legislação, uma vez que é necessária para o funcionamento do sistema de forma organizada", destaca Luziete.

De acordo com a Diretora, o contexto escolar é muito dinâmico, por isso é necessária uma postura tranquila, acessível, flexível, afetiva, sem constrangimentos e sem apontamentos que não vão solucionar os problemas apresentados. Ela ainda afirma que é muito importante desmistificar essa imagem que foi construída ao longo do tempo e que o Inspetor Escolar tem o papel de garantir o cumprimento da legislação e os direitos dos alunos que estão na centralidade do seu trabalho.

A ex-diretora de escola que atualmente exerce a função de Inspetora Escolar, Sueli Vieira Gomes, destacou no evento que deseja a todos os alunos do curso de Pedagogia do UNIFAGOC que façam carreira no magistério por amor, pois ela ama e educação e afirma que precisamos de pessoas que gostem do que fazem, pois quem ama o que faz tem prazer em ensinar e aprender.