Acadêmicos da Medicina UNIFAGOC promovem Ação Social sobre a Automedicação

Os alunos da Liga Acadêmica de Farmacologia Médica do curso de Medicina do UNIFAGOC promovem o projeto Cartão Vermelho para a Automedicação. A iniciativa trata-se de uma ação social com o objetivo de alertar a população sobre o perigo da automedicação, com ênfase nos anti-inflamatórios não esteroidais e corticosteroides.

Para a realização do projeto, os alunos gravaram um vídeo no qual o foco foi promover a promoção e prevenção de doenças com um direcionamento para o uso indiscriminado de fármacos rotineiramente mais utilizados, de fácil acesso e compra para as pessoas. Participaram da gravação os alunos Anália Ungria, Luana Sena, Lucas Novais, Luísa Furtado, Mariana Laura, Rayza Dal Bianco, Marcela Barbosa, Liliane Ramalho, Patrícia Sperandio, Ludmila Corbelli.

“A automedicação traz inúmeros riscos à saúde, até mesmo fazendo com que o organismo se torne resistente àquele medicamento. No vídeo, citamos os efeitos adversos e as consequências à saúde”, destaca o grupo.

As informações do vídeo são divididas nos seguintes tópicos:

• Definição de Automedicação;

• Epidemiologia da Automedicação;

• Disseminação e Automedicação;

• Danos à saúde;

• Efeitos Colaterais: Anti-inflamatório;

• Efeitos Colaterais Antibióticos;

• Efeito Colateral: Ivermectina;

• Efeitos Adversos dos Antibióticos;

• Consequência do Acúmulo de Medicamentos em casa;

• Orientação à população.

Vale destacar que a Liga Acadêmica de Farmacologia do UNIFAGOC foi criada em 2017 e desde então reúne alunos do curso de Medicina que se interessam na promoção de conhecimento relacionado à Farmacologia. Atualmente tem como preceptora a médica e professora de Farmacologia Médica da graduação, doutora Lívia Fontes.

Confira o vídeo abaixo: