Acadêmicos da Psicologia UNIFAGOC divulgam ebook sobre relacionamento abusivo


 

Os estudantes do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Hortência Oliveira, Lucas Costa, Paula Oliveira e Thaiane Pereira criaram o ebook Relacionamento Abusivo. O material reúne uma série de informações que visam orientar e acolher pessoas que já sofreram com esse tipo de abuso. 

 

O livro é gratuito e pode ser baixado neste link. 

 

De acordo com o grupo de alunos, o principal objetivo do trabalho é dar suporte, mostrar caminhos e deixar claro que não é só uma briga de casal e que não é natural esse tipo de comportamento que coloca um dos lados de uma relação em posição de submissão e inferioridade. Mostrar que há redes de apoio e que não estão sozinhos.

 

Nos aprofundar no tema nos trouxe mais clareza e domínio sobre o assunto, e nos acresceu de experiência para acolher vítimas de maneira mais humanizada e consciente. É um assunto delicado e demanda muita sensibilidade para lidar com tal”, afirmam os estudantes.

 

O conteúdo do ebook é dividido nos seguntes tópicos:

 

  • Conceituando o Relacionamento Abusivo;
  • Sinais;
  • Tipos de Abusos;
  • Por que as pessoas permanecem?
  • Sentimentos da Vítma;
  • Formas de segurança para a vítma
  •  Papel do Psicólogo.

 

O diretor da graduação Alexandre Augusto Corrêa, que é o responsável pela disciplina, conta que a proposta é que os alunos criem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação. 

 

Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado. 

 

“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.