Acadêmicos da Psicologia UNIFAGOC lançam livro sobre psicoeducação emocional


 

Explicar as emoções para crianças é o propósito do livro A noite do Pijama de Juju criado pelos alunos do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Elessandra Cristina Reis Ferreira, Lúcia Helena Tostes de Assis Galinari, Luis Felipe Augusto Leite, Monique Aparecida Antero Pedro e Tamira Teixeira do Carmo. 

 

O material possui o valor de R$15 e pode ser adquirido no Centro de Práticas e Pesquisa em Psicologia Nise da Silveira ou diretamente com os autores. 

 

Os desenvolvedores do livro contam que a ideia surgiu a partir de um estágio supervisionado, que teve como objetivo orientar e psicoeducar grupos de pais sobre a importância de falar das emoções básicas com as crianças. Como também, às ricas lembranças trazidas na memória de uma das autoras das muitas noites de pijama que sua filha fazia quando criança com suas amiguinhas em sua casa, fontes de inspirações para este livro. Foram utilizadas lembranças e fatos presenciados em suas vivências para a produção do conteúdo

 

“Nosso principal objetivo é esclarecer a importância das emoções nas nossas vidas, tendo em vista que elas não são doenças, e sim, respostas que nosso corpo emite aos estímulos internos ou externos que recebemos. Contribuir para que as pessoas ao terem acesso a este material consigam aprender a identificá-las e vivenciá-las desde a infância e de forma construtiva, já que se trata de algo fundamental para o desenvolvimento de adultos emocionalmente saudáveis’, revelam os acadêmicos.

 

A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação. 

 

Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado. 

 

“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.