Aluna de Medicina da Fagoc participa de congresso acadêmico em Viçosa

No domingo (4), a aluna do quarto período de Medicina da Fagoc, Raissa Maria de Souza, participou do 1º Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Viçosa (CASC/UFV) e apresentou o trabalho “A prevenção da doença renal começa na infância”.

O trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de extensão que coloca em prática a campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que tem por objetivo diagnosticar e tratar doenças referentes ao sistema renal. Durante a produção da pesquisa, a estudante foi orientada pelo professor do curso Jorge de Assis e coorientada por France Araújo, Wellington Segheto, Maria Augusta Coutinho e Luiz Felipe Lopes.

A aluna conta que é o primeiro trabalho de sua autoria e nunca havia participado de um congresso. “Foi uma expectativa muito grande, uma experiência que vou levar sempre comigo durante minha trajetória profissional”, afirma.

"Com essa oportunidade, aprendi que não é fácil escrever um trabalho científico, mas mesmo com todas as dificuldades, a minha vontade é continuar a fazer pesquisas, trabalhos e principalmente projetos como esse que têm importância pra comunidade", ressalta.

Para Jorge, a aluna deu o primeiro passo para quem quer ingressar nos caminhos da pesquisa e poder dar retorno à sociedade quanto à conscientização de melhores hábitos de vida.

Essa etapa com certeza fará dela uma profissional diferenciada, mais engajada com as causas sociais e com um olhar mais atento as reais necessidades de nossa população, não só ela mas todos os outros alunos que participam de projetos como este”, completa o professor.