Alunas da Educação Física UNIFAGOC criam cartilha de atividades para crianças

A proposta do inicial do trabalho seria que os alunos praticassem estas atividades com as crianças da comunidade. Porém, com a pandemia, a ação teve que ser adaptada para uma versão escrita


 

As alunas do segundo período do curso de Educação Física do UNIFAGOC Alice Fernandes, Danubia Mariano, Lorena Pereira, Karen Katiane, Miliane Sabino e Yara Tatiana desenvolveram uma cartilha de atividades físicas para crianças praticarem durante o ensino remoto. A iniciativa é resultado do Projeto Integrador desenvolvido no primeiro semestre.

 

A proposta do inicial do trabalho, que foi orientado pelos professores Renata Oliveira e Rômulo Mota, seria que os alunos praticassem estas atividades com as crianças da comunidade, a fim de que os acadêmicos entendessem a aplicabilidade do conhecimento adquirido. Porém, com a pandemia, a ação teve que ser adaptada para uma versão escrita. 

 

“O principal objetivo desta cartilha foi propor atividades físicas visando a aquisição de habilidades fundamentais, como locomoção, estabilização e manipulação. O projeto foi importante na medida que as alunas tiveram que estudar sobre quais as atividades desenvolverem para crianças, com o objetivo de passar as habilidades fundamentais. Além disso, aprenderam técnicas de criação de arte para cartilhas informativas, e a escreveram um projeto e relatório final do trabalho”, destaca Renata. 

 

Dentre as atividades da cartilha estão as brincadeiras corrida de cones, batatinha quente, executando chutes, pega batatas, morto vivo, amarelinha, corrida de pinguins e o mestre mandou

 

Para a aluna Lorena “a questão de adaptar as atividades para cartilha foi bem pensada. Por não ter como colocá-las em prática foi um modo que encontramos para poder apresentá-las tanto para crianças quanto aos professores. A prática de atividades físicas estimula cada vez mais as crianças a terem um hábito de vida saudável, além de reduzir o risco de doenças e também da obesidade, além de estimular o crescimento e o desenvolvimento

 

“Apesar da distância ter dificultado a oportunidade de colocarmos o projeto em prática, a colaboração dos alunos e professores foi importante para o resultado que ficou melhor do que o esperado. Cada vez mais a atividade física está ausente na vida das crianças. O foco do projeto foi dar mais incentivo aos pais e as escolas, pois é por meio de atividades que a criança estimula o desenvolvimento físico e cognitivo, conclui Miliane.