Alunas da Psicologia UNIFAGOC desenvolvem ebook sobre educação sexual infantojuvenil


 

Com o objetivo de propagar informações e conscientizar pais, responsáveis e escolas a respeito da importância da educação sexual infantojuvenil, as alunas do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Ana Carolina Araújo Carvalho, Aparecida de Fátima de Sousa Silva, Isabella Marx Carvalho Ferrão, Lara de Oliveira Gomes, Milena Fernandes Montagna e Sandy da Cruz Dias criaram o ebook Prevenção ao Abuso Sexual Infantojuvenil. 

 

O ebook é gratuito e o download pode ser feito neste link 

 

De acordo com as alunas, o material foi desenvolvido a fim de desmistificar concepções equivocadas e oferecer orientações práticas que contribuam com a prevenção de abusos e explorações sexuais na infância e adolescência. Também foram disponibilizadas informações consideradas fundamentais em um cenário de descoberta da situação de abuso, como formas de denúncia e cuidado com a vítima.

 

“Sabemos que tal temática ainda é um tabu dentro do contexto brasileiro, sendo que boa parte da população é contra a educação sexual infantojuvenil por considerar errado ou temer que influencie negativamente as crianças e adolescentes. No entanto, tais medos só refletem a falta de informação e orientação adequada. A leitura do ebook irá oferecer dados estatísticos atuais para que o leitor compreenda o cenário brasileiro, possibilitar a identificação de sinais de abuso e orientar sobre as atitudes necessárias diante da descoberta de um caso, como a denúncia imediata. Além disso, trazemos dicas de livros e dinâmicas que são referência enquanto ferramentas para auxiliar no processo educativo", afirmam as criadoras do material. 

 

 

A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação. 

 

Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado. 

 

“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.