Alunas de Pedagogia criam fotos com ambiente escolar do século XX

Visitar o passado. Essa era a atividade proposta pela professora e coordenadora Adriana Mollica aos alunos do primeiro período de Pedagogia da Fagoc. Foi solicitado aos estudantes, como um trabalho da disciplina “História da Educação”, uma pesquisa sobre o Ginásio São José e uma visita ao Museu de mesmo nome que preserva a memória desse espaço.

De acordo com Adriana, “é privilégio para nós termos em nossa cidade a conservação de um ambiente que foi uma das únicas seis escolas existentes em todo o estado em 1905. O objetivo da atividade é permitir que os alunos vivenciem esse período da história em local real”.

E foi o que fizeram as alunas Ana Carolina Valente, Laís Sousa, Luana Cardoso, Marisa Coeli, Nívea Arruda, Wendynéia Siqueira. Como parte do trabalho, era necessário fazer um registro fotográfico da visita ao Museu. Com o cenário do século XX, as alunas produziram fotos que recriam o ambiente escolar desse período. “Tínhamos que registar o trabalho com uma foto divertida. Então, pensamos em fazer nesse estilo mais antigo”, explica Marisa.

Para a estudante, esse tipo de iniciativa “é muito importante, pois permite criar um laço com a história, e isso acrescenta muito à nossa formação”, conclui.