Aluno da Medicina UniFagoc realiza intercâmbio no Peru

Estudante do curso de Medicina da UniFagoc Braian Campos durante intercâmbio no Peru

O aluno do décimo período de Medicina da UniFagoc Braian Campos realizou intercâmbio por meio do Programa de Intercâmbio Internacional promovido pela International Federation of Medical Student’s Association (IFMSA).

Braian conta que se inscreveu para três países e foi sorteado para realizar o intercâmbio na cidade de Puno no Peru. Ele afirma que escolheu a área de Cirurgia Geral, e que teve a possibilidade de conciliar o estágio com as atividades praticadas no internato iniciado em Ubá.

“Avaliei pacientes de pós-operatórios, acompanhei algumas cirurgias, colocação de sondas, alguns pequenos procedimentos de sutura e a retirada de pontos. Pude ver a realidade da medicina de outra localidade, saber como funciona o hospital e conhecer a complexidade dos pacientes de lá. Foi de uma grande relevância para a minha formação profissional e cultural", relata o estudante.

À esquerda da foto, o estudante de Medicina da UniFagoc Braian Campos durante seu estágio na Peru.

IFMSA Brazil

A IFMSA Brazil é parte da comunidade mundial da IFMSA, maior organização estudantil do planeta, que congrega acadêmicos de medicina de mais de 120 países. Fundada em 1991 como primeira Associação vinculada à IFMSA.

Em 2014, a UniFagoc filiou-se à IFMSA BRAZIL e, desde então, o Comitê Local Fagoc desenvolve diversas atividades entre os acadêmicos e a comunidade local. A faculdade conquistou o direito de receber e enviar intercambistas em novembro de 2017.

“Recebemos suporte tanto dos professores do curso, os quais se oferecem como tutores para receber intercambistas, quanto da coordenação da faculdade, que sempre esteve aberta ao diálogo com nosso Comitê e sobretudo da coordenação da medicina", afirma uma das alunas de Medicina da UniFagoc responsáveis por intercâmbios internacionais Letícia Vieira.

Letícia destaca ainda que o aluno regularmente matriculado no curso de Medicina da faculdade pode ser um intercambista, em qualquer período. Para isso, basta entrar em contato com o Comitê e avaliar as possibilidades.