Alunos da Administração UNIFAGOC chegam a semifinal do Desafio Jovem Empreendedor SEBRAE


Alunos do curso de Administração do UNIFAGOC chegaram a semifinal do Desafio Jovem Empreendedor promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A competição se trata de um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa com o objetivo de testar a capacidade dos universitários de gerenciar negócios, tomar decisões e trabalhar em equipe. 

 

De acordo com o professor Yago Caiaffa, que é um dos mentores das equipes, “ainda que seja um programa, ele visa ensinar o aluno sobre controle de produção, controle de estoque, gestão de investimentos operacionais e em infra estrutura, da qualidade dos produtos, decisões de marketing, opções de financiamento e de investimentos. Apesar de ser uma simulação, um jogo, é bem completo os campos que ele avalia além disso tem um funcionamento muito dinâmico”. 

 

O aluno Matheus Martins, que integra uma das equipes que também é composta pelos estudantes Sávio Fernandes Martins, Ivo Moreira Mendes Neto e Letícia Aparecida Teixeira, destaca que o desafio é uma maneira diferente e inovadora para que os alunos possam aplicar o que aprendem na sala de aula. 

 

“Dá para aplicar muita coisa do que a gente aprende ali naquele ambiente simulado de competição. Esse desafio está sendo muito especial porque agrega muita coisa para a nossa formação acadêmica. Chegamos com a expectativa alta para essa semifinal, com o conhecimento que a gente têm, acredito que podemos chegar até a fase final. Aproveitamos para agradecer ao nosso professor Yago que tem nos ajudado a avançar na competição e ao José Sérgio que também se dispôs a nos ajudar principalmente nas primeiras rodadas”, ressalta Matheus. 

 

Para a aluna Geovana Costa, integrante da segunda equipe do UNIFAGOC semifinalista do desafio, também composta pelas acadêmicas Maria Eduarda Oliveira Heleno e Thalita Rebeca Amaral e Silva,“está sendo incrível para mim e para minhas amigas. Estamos aprendendo muito. Foi difícil passar de fase, no início não sabíamos a intensidade de nenhuma de nossas ações, fomos aprendendo na prática junto com nosso conhecimento teórico, mas como na vida real, a prática é essencial para saber o que cada ação traz, e a teoria faz com que tenhamos uma base para as primeiras e tão difíceis escolhas do jogo. O desafio agrega principalmente na parte de entender a empresa como um todo, para mim, isso mostra que um bom empreendedor entende de todas as partes da sua empresa. Esperamos passar para a próxima fase, estamos muito empolgadas e empenhadas”. 

 

A divulgação das equipes finalistas está prevista para acontecer no dia 20 de novembro. A fase final acontecerá em um único dia, 21 de novembro, com todas as equipes reunidas na plataforma. A premiação será realizada no dia 23 de novembro para as três equipes melhores colocadas. Os prêmios vão desde guias, cartilhas, livros e manuais sobre empreendedorismo a bolsa para o curso Bootcamp do SEBRAE até a uma visita técnica de âmbito nacional para conhecer o dia a dia de uma grande empresa. Além disso, a equipe vencedora conquista o troféu de primeiro lugar do Desafio Jovem Empreendedor SEBRAE.

 

Para saber mais informações, acesse o site da competição.