Alunos da Computação UNIFAGOC criam site e apps no Projeto Integrador


Os alunos do terceiro período do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC desenvolveram um site e três aplicativos por meio do Projeto Integrador do último semestre. A iniciativa é uma proposta para que o estudante tenha a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

 

De acordo com o professor responsável pelo trabalho, Waldir Trevisano, a turma se dividiu em grupos e definiram os temas que cada um abordaria. A partir de então, desenvolveram os projetos e apresentaram o resultado final, sendo dois voltados para a área da saúde e dois para a educação.

 

“Considerando que os alunos tinham visto apenas o conteúdo básico de desenvolvimento, avaliei as soluções como muito boas, já que conseguiram obter resultados que nas turmas tradicionais só eram obtidos por volta do quarto ou quinto períodos”, destaca Waldir. 

 

Um dos grupos que optaram pelos projetos relacionados à educação, desenvolveu um aplicativo para computador com o objetivo de facilitar o aprendizado da “Tabela Hash”, uma estrutura de dados da disciplina de Algoritmos e Estrutura de Dados do curso, em que alguns alunos apresentam dificuldades no aprendizado. 

 

 

Os alunos do outro grupo criaram o “Manual do Professor Moderno” um site que auxilia professores no uso de ferramentas para ministrar aulas online. 

 

 

Já as outras duas equipes que escolheram a área da saúde como tema desenvolveram aplicativos informativos. Um deles foi nomeado de “Info Doenças” e foi elaborado em parceria com alunos do curso de enfermagem com o propósito de informar a população sobre a COVID-19 e outras demais doenças por meio de um teste em que o usuário pode informar o que sente e o aplicativo sugere qual doença gera tais sintomas, porém sempre sugerindo a procura de um médico. Além disso o aplicativo também possui telefones e endereços de farmácias e clínicas. 

 

 

O outro aplicativo “Informa Covid-19” traz informações sobre a situação da doença no Planeta, no Brasil e em cada estado ou município.