Alunos da Computação UNIFAGOC desenvolvem projeto de computador de baixo custo


Os alunos do quarto período do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC desenvolveram um projeto de um computador de baixo custo. A iniciativa é resultado do Projeto Integrador do segundo semestre, em que os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática e entender a aplicabilidade do conhecimento adquirido em sala de aula. 

 

De acordo com a professora e mentora dos alunos, Ana Amélia de Souza Pereira, com a pandemia, as instituições de ensino precisaram se adaptar para o regime remoto, com aulas e atividades por meio digital. A partir desta questão o projeto foi apresentado para os estudantes que prontamente se envolveram com a proposta e buscaram formas de resolver o problema.

 

A proposta era de utilizar peças de valores acessíveis, em comparação ao valor de um computador tradicional, para compor um sistema que é equivalente às funcionalidades do equipamento.

 

Componentes do Kit para o computador: cabo de energia com entrada micro usb, cabo HDMI e case para Placa Raspeberry Pi3 model B

 

Placa Raspeberry Pi3 model B

 

“Após uma pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIFAGOC, percebemos que muitos alunos não tinham o equipamento adequado para assistir às aulas. A ideia era criar algo com baixo custo para que estes estudantes pudessem participar das aulas. Por meio deste projeto, a pessoa que não tem condições de adquirir um computador novo, poderá usar um monitor ou uma TV que possuir em casa e utilizar este mecanismo como um computador normal”, afirma a professora. 

 

Vale ressaltar que a ideia partiu do pró-reitor de ensino e desenvolvimento da instituição, Marcelo Santos Daibert que também é professor da graduação. Para ele, "foi um resultado muito bom para um quarto período, os alunos conseguiram cumprir o projeto sem nenhum tipo de problema". 

 

“Os alunos buscaram uma solução viável, de fácil instalação, com equipamentos que podem ser encontrados no mercado, para atender questões voltadas à usabilidade por parte do usuário e a proposta de baixo custo. O resultado do projeto foi um sucesso, eles conseguiram viabilizar o equipamento e atender os requisitos para funcionamento do computador de baixo custo. Aproveito para agradecer o empenho e parabenizar os estudantes pelo envolvimento e dedicação, neste projeto útil e viável para a comunidade”, conclui Ana Amélia.