Alunos da Enfermagem UNIFAGOC realizam capacitação sobre Abuso Sexual Infantil para profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ubá


 

Os alunos do quinto período do curso de Enfermagem do UNIFAGOC realizaram uma capacitação em que foi abordado o tema "Sociabilidade juvenil, práticas sexuais e proteção à saúde: desafios para a prevenção, assistência e combate à violência contra a mulher, criança e adolescente. O treinamento aconteceu no Fórum Cultural de Ubá e foi direcionado para psicólogos, educadores, assistentes sociais, orientadores e cuidadores sociais. 

 

Clique AQUI e confira as fotos

 

A iniciativa é resultado da disciplina Projeto integrador em Extensão V do curso, proposta para que o estudante tenha a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

 

O professor responsável pelo projeto, Raphael Pimentel conta que a ideia surgiu a partir de um consenso entre os alunos que chegaram a conclusão de que seria interessante trabalhar a promoção e prevenção  da saúde da criança, do adolescente e da mulher, uma vez que o Brasil ocupa o segundo lugar onde possui mais vítimas de abuso sexual infantil. 

 

"Acreditamos que podemos mudar essa realidade com a educação permanente. Os alunos participando de forma direta nessa formação profissional, podem estar levando o conhecimento e até multiplicando para a sociedade, por meio desses profissionais da saúde fazendo com que chegue a todas as casas em todos os bairros, procurando diminuir os casos e trazer acessibilidade a essa vítima. Os alunos foram excelentes no desenvolvimento e realização deste projeto", destaca o professor. 

 

A capacitação foi conduzida pelo aluno do quinto período de Enfermagem, Anderson Luis Arruda Brito em conjunto da fundadora do projeto Combatentes, Gisele Guiducci. 

 

 

Para Anderson,o assunto precisa ser abordado cada vez mais, pois é necessário cuidar das crianças para que elas possam fazer a diferença quando estiverem com uma idade mais avançada. 

 

“A palestra foi muito produtiva e enriquecedora para a gente. Eu adquiri muitos conhecimentos com esta iniciativa. Vejo que profissionais de todos os âmbitos sempre que tiverem a oportunidade devem conversar com os pais, pois quando o abusador sabe que dentro daquela família as pessoas têm o conhecimento ele se sentirá oprimido em ser identificado e não cometerá o abuso”, afirma o aluno. 

 

Na oportunidade, além do material informativo desenvolvido pela turma, a convidada Gisele também expôs o seu relato de vida que foi o que a fez criar o projeto dedicado ao combate a violência e abuso sexual infantil.

 

“O projeto nasceu com a vontade de ensinar e educar tanto os pais, os cuidadores e também as crianças a se protegerem a conhecerem o seu corpo e a saberem se defenderem do abuso infantil. Nosso objetivo é um dia trazer as crianças que são sobreviventes para o projeto. Por enquanto levamos palestras e educação para que possamos cuidar delas da melhor maneira possível”, revela Gisele. 

 

O coordenador do CRAS Pires da Luz de Ubá, Ricardo Trindade, que foi um dos participantes do treinamento, comenta que a experiência foi "fundamental visto que, hoje em dia, não se fala muito sobre o assunto e muita das vezes não ficamos sabendo dessas situações que acontecem com as crianças e os adolescentes. Precisamos que a sociedade aprenda que é importante fazer a denúncia para acabar ou pelo menos diminuir esses acontecimentos que cresceram com a pandemia”. 

 

Vale destacar que os alunos de Enfermagem do UNIFAGOC receberam o convite para apresentar o projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ubá - MG, em nome do Secretário Flávio Monteze, para capacitar todo o seu time composto por profissionais de nível superior e técnico.