Alunos da Medicina UNIFAGOC gravam vídeo de orientações sobre a COVID-19 em LIBRAS


Na imagem, da esquerda para a direita, os alunos do quinto período de Medicina que participaram do vídeo Fabiana Oliveira, Liliane Ramalho, Laís Castro, Amanda Fortes, e Victor Hugo Ribeiro

 

Os alunos do quinto período do curso de Medicina do UNIFAGOC Amanda Fortes, Fabiana Oliveira, Laís Castro, Liliane Ramalho e Victor Hugo Ribeiro produziram um vídeo na Língua Brasileira de Sinais com informações e orientações sobre a prevenção da COVID-19. A iniciativa é o resultado da disciplina de LIBRAS ofertada pela graduação que é ministrada pela professora Larissa Abranches. 

 

De acordo com a professora, a disciplina visa oportunizar aos estudantes uma comunicação de excelência no trato das pessoas surdas. Ao final de todos os semestres cursados, os alunos gravam vídeos de simulação de atendimento médico aos pacientes surdos a fim de comprovar a proficiência em LIBRAS. 
 

“Neste semestre, ao todo, dez vídeos foram produzidos inteiramente em LIBRAS pelos alunos do curso de Medicina que realizaram: montagens, edições de cenas, cenários tomando todas as medidas protetivas. Os vídeos se consolidaram em um marco importantíssimo de orientações à comunidade surda acerca da prevenção da COVID-19. Realizados pelos futuros médicos, estudantes da UNIFAGOC, geram a promoção de pensamento crítico no que concerne ao atendimento de qualidade no âmago da inclusão social e do atendimento de referência na área da saúde às pessoas surdas”, destaca Larissa. 

 

A acadêmica Laís Castro, relata a necessidade do entendimento da língua para o profissional da saúde. 

 

“Eu não pensava o quão é importante um profissional da saúde, no caso o médico, ter conhecimento de Libras até começar a fazer a disciplina no UNIFAGOC. Hoje eu vejo e entendo que quando um médico consegue se comunicar com o paciente surdo por meio da Libras, tem tudo para que o atendimento seja de excelência. Um atendimento holístico é essencial. Realizar o trabalho do vídeo foi uma experiência muito gostosa. Começando pela montagem do roteiro que foi algo interessante, fizemos uma reunião pelo meet, meus amigos e eu, juntos montamos o que cada um gravaria. Quando vi o vídeo finalizado eu fiquei surpresa, apaixonada e de alguma forma orgulhosa pelo trabalho e pelo esforço de cada um do meu grupo. Valeu muito a pena cada etapa da realização do vídeo", afirma Laís. 

 

A professora ainda conclui quea LIBRAS é um pilar propulsor à comunicação efetiva entre médicos e pacientes surdos. Viabiliza o atendimento médico humanizado e a assistência de notoriedade na área da saúde. Também apresenta o princípio eminente de consolidar a inclusão de pessoas surdas e a partir do seu conhecimento e interiorização concretiza práticas em prol de um mundo melhor e para todos. A cada semestre os alunos superam todas as expectativas concernentes a esta ação inclusiva no campo de assistência à saúde dos pacientes surdos. Engajados e fluentes em LIBRAS, apresentam excelente desempenho demonstrando com seriedade e dedicação à proficiência na Língua Brasileira de Sinais, assim como a crença positiva em prol de equidade, justiça social e comprometimento com o atendimento médico humanizado, holístico e de excelência aos pacientes surdos.Todas estas ações inclusivas somente são possíveis a partir do olhar acurado e do apoio do nosso diretor de curso, doutor Filipe Andrade, que de forma exímia conduz a graduação”.

 

Abaixo, confira o vídeo na íntegra