Alunos do curso de Medicina UNIFAGOC realizaram o curso de APH Tático, ministrado pelo Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar), do Rio de Janeiro.
Após receberem o certificado e estarem aptos a ministrarem o curso, os acadêmicos lecionaram para seus colegas de outros períodos. Já foram realizados dois cursos, um no dia 21 de outubro e outro em 11 de novembro, onde ensinaram as técnicas de torniquete, preenchimento de ferida, arrasto individual, arrasto em dupla e como lidar em uma situação de trauma, como por exemplo, o que fazer e para onde ir.
O Atendimento Pré Hospitalar Tático (APH Tático) é o tipo de atendimento médico realizado durante situações de emergência em ambientes onde a segurança não é garantida. O objetivo desse tipo de atendimento é fornecer cuidados médicos às vítimas de forma rápida e eficaz, a fim de garantir a sobrevivência das vítimas e a minimização dos danos causados pelos eventos.
“O APH Tático é muito importante, porque o estudante aprende a lidar com situações de atentado, além de poder aplicar esse tipo de conhecimento em situações de acidentes em estradas ou domésticos. Foi muito interessante ministrar este curso, o pessoal gostou bastante, recomendo a todos saber um pouco mais sobre o assunto”, afirma o aluno João Luis do 2º período do curso de Medicina do UNIFAGOC.
A aluna do 6º período Gabriela Freiria conta que é muito gratificante participar deste projeto, uma experiência única e que sente que realmente pode fazer a diferença.
“Hoje tivemos a experiência de dar o curso, que foi ministrado primeiramente pela Gesar do Rio de Janeiro, onde tivemos a oportunidade de estar dando aula de APH Tático para os nossos colegas e passar um pouco da nossa experiência”, comenta a aluna.
all rights reserved © unifagoc.edu.br | since 2014