Os alunos do 10° período do curso de Medicina do UNIFAGOC Ana Clara Moreira de Souza e Victor Hugo Silva Ribeiro estão participando de intercâmbio nacional na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), em Curitiba/PR.
Ana está no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) acompanhando a área que escolheu, Pediatria, desde o dia 12 de dezembro e conta que o processo para participar deste intercâmbio se deu por meio da International Federation of Medical Students (IFMSA) Brazil UNIFAGOC, uma das maiores organizações estudantis do mundo.
“Por meio da plataforma Exchange pude fazer a inscrição, selecionar as opções de lugares e serviços de pediatria que me interessava para intercâmbio, mandar os documentos e aguardar a lista de classificados. Por meio disso e com a ajuda dos coordenadores locais de intercâmbio do UNIFAGOC pude garantir minha tão sonhada vaga”, explica a acadêmica, que ficará no local até o dia 30 de dezembro.
Victor também está no HUEM para acompanhar o serviço de Ortopedia e Traumatologia, durante um mês, entre os meses de dezembro e janeiro e conta que primeiramente, durante o período de inscrição do Programa de Intercâmbio Nacional (PIN) da IFMSA, verificou as vagas disponibilizadas, os requisitos básicos e a carga horária de cada faculdade participante de todas as cinco regiões do Brasil, decidindo quais eram as opções, com base no serviço ao qual gostaria de acompanhar.
“Após esse passo, foi necessário adicionar as horas complementares, que é uma etapa diversificada, na qual é possível anexar certificados de ações sociais, participação em ligas acadêmicas e tantos outros projetos, como monitorias e alguns cargos da IFMSA, o que não é requisito obrigatório para o programa. Entretanto, currículos melhores ficam à frente, sendo mais fácil para conseguir a vaga na faculdade de sua escolha. Das cinco regiões, escolhi a região sul, e entre tantas instituições, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, em Curitiba/PR”, descreve o aluno.
UNIFAGOC
O acadêmico destaca que a equipe IFMSA UNIFAGOC, esteve sempre solícita a responder as suas dúvidas, ponto que foi essencial para conseguir realizar seu intercâmbio.
Ana afirma que o UNIFAGOC foi a base para que o intercâmbio acontecesse e que, além de estar vinculada ao IFMSA, a Instituição agregou e a incentivou muito durante os nove períodos de Medicina.
“Atrás do aprendizado adquirido, com o auxílio de professores excelentes do UNIFAGOC, pude ter carga teórica importante para compreender melhor a parte prática da Medicina, especificamente na área de Pediatria. Só tenho a agradecer a Instituição por todo incentivo e apoio a atividades extracurriculares”, destaca a aluna.
EXPERIÊNCIA
Ana diz que a finalidade desse intercâmbio é, além de experimentar novas vivências, aprender de forma diferente na área que escolheu, que é a Pediatria, ter o contato mais direto com a prática médica, adquirir conhecimentos interculturais e ter acesso a lições que agregam tanto em sua carreira quanto na vida pessoal.
“Aqui em Curitiba, pude ter acesso a serviços diversos da área de Pediatria ofertados pelos Instituto Mackenzie, que vão desde serviços ambulatoriais como pneumopediatra, neuropediatria e endocrinopediatria, até enfermarias e pronto atendimento”, comenta Moreira.
IMPORTANTE
Para Victor o intercâmbio acrescenta muito, tanto em conhecimentos e métodos, além de poder conhecer a cidade e a cultura da população.
“Estou aprendendo uma nova forma de organização e trabalho, o que certamente influencia no meu conhecimento e nas escolhas futuras. É experiência única, que todo acadêmico deveria ter”, ressalta Ribeiro.
A acadêmica afirma que essa experiência é de grande importância para a sua formação, uma vez que contribuirá significativamente para seu crescimento pessoal e acadêmico.
“Acompanhando profissionais referências aqui, pude rever a matéria já estudada durante a faculdade e colocá-la em prática. Além disso, é uma experiência que será de grande valia para meu currículo e carreira médica”, aponta Ana.
all rights reserved © unifagoc.edu.br | since 2014