Alunos da Odontologia UNIFAGOC ensinam sobre saúde bucal em escola de Ubá

Com o objetivo de orientar as crianças sobre a importância da Saúde Bucal desde a Infância, os alunos do curso de Odontologia do UNIFAGOC estiveram na Escola Municipal Antonia Coelho, em Ubá, no dia 23 de junho. A iniciativa foi desenvolvida por meio do Projeto Interdisciplinar e contou com o auxílio do professor Everton Cocati e da diretora da graduação, Liliane Carvalho.

Para colocar o projeto em prática, inicialmente, os docentes realizaram uma pesquisa e, a partir dos resultados, eles confeccionaram materiais lúdicos e de fácil entendimento.

“As crianças são sempre muito curiosas e interessadas, elas foram super participativas nas atividades que sugerimos. Foi uma experiência incrível. Todos da escola nos receberam muito bem", relata a acadêmica Ana Paula Mussi Guimarães.

Também estiveram presentes na escola os estudantes Lara Maria Reis Mion e Thiago da Silva Santos Malta. Além disso, o projeto ainda contou com a colaboração dos alunos Amanda Occi de Alencar, Gabriel Paiva Freitas e Maria Eduarda Garcia Campolina Caiafa.

O docente Everton destaca que a participação efetiva dos alunos em meio à comunidade e, principalmente, o desenvolvimento de estratégias de prevenção de saúde bucal com crianças inseridas no ambiente escolar, permite o contato dos discentes com a prática desde os primeiros períodos, garantindo aos mesmos autonomia e segurança na orientação de prevenção das doenças bucais.

“Me surpreendi positivamente com a desenvoltura deles. Desde a sugestão do tema até a apresentação se mostraram extremamente interessados. Elaboraram uma parte textual do projeto, com embasamento científico, e sendo respaldados pela literatura antes mesmo de confeccionarem os panfletos e executarem a ação. Visto isso, pudemos observar o sucesso e brilhantismo na apresentação", ressalta o professor.