Alunos da Psicologia UNIFAGOC realizam palestra em escola de Astolfo Dutra

Os alunos do curso de Psicologia do UNIFAGOC Daniel Grossi, Graziela Rocha e Mauri Alves participaram de uma visita técnica à Escola Municipal Abílio Linhares, em Astolfo Dutra, no dia 10 de abril. A iniciativa foi supervisionada pelo psicólogo e professor Josafá de Souza.

Na oportunidade, a equipe realizou uma palestra intitulada "Educação: e nós com isso?", que teve por objetivo conscientizar os pais e professores sobre a importância da parceria entre escola e família no processo educativo. O tema abordado na palestra foi de encontro a demanda recebida pela graduação: a dificuldade da escola em estabelecer uma relação de proximidade e parceria com os responsáveis.

A diretora, Jaqueline Toledo, destaca que o curso de Psicologia tem entre suas práticas as atividades extensionistas, que contribuem com a comunidade em suas diversas demandas. “Chegar a comunidade é o objetivo e esforço constante de um Centro Universitário e a Psicologia está altamente engajada nisto”, afirma.

De acordo com Josafá, a abordagem do tema é de suma relevância, uma vez que a educação brasileira passa por um momento delicado.

“Quando se fala em educação, é preciso entender que ela acontece por meio de um processo bilateral, isto é, de um lado existem às responsabilidades da família e do outro encontram-se às atribuições dos(as) professores. É uma via de mão dupla, onde ambos precisam atuar juntos, mesmo que em posições diferentes. Sabe-se que a família é a primeira instituição social do indivíduo, por isso é preciso enfatizar a importância da relação família-escola. Assim como andorinha sozinha não faz verão, professor sozinho não promove educação", afirma o docente.

Para o acadêmico Mauri, as atividades extraclasses são cruciais para que os alunos unam a teoria com a prática. “É muito importante que a instituição continue proporcionando essas oportunidades aos estudantes, pois isso fortalece ainda mais o nosso lado profissional, além de promover uma visibilidade muito grande, tanto para o seu contexto de atuação quanto para a instituição de ensino. Tais atividades proporcionam uma confiabilidade aos serviços e melhorias que o UNIFAGOC oferece para a comunidade."

“Acredito que este tipo de intervenção com os alunos, em conjunto com os professores, fomenta confiança ao estudante enquanto futuro profissional e viabiliza uma leitura da realidade também fora da teoria. A melhor forma de ver a teoria surtindo efeito é colocando-a em prática nesses tipos de intervenções. Acredito que todos os alunos e alunas de Psicologia deveriam passar por esta experiência, pelo menos uma vez, para verem como essas atividades complementam o conhecimento recebido em sala de aula”, completa o estudante Daniel.