Alunos do Direito UNIFAGOC apresentam propostas de Projetos de Lei na Câmara Municipal de Ubá

Alunos do 1º período do curso de Direito do UNIFAGOC estiveram na Câmara Municipal de Ubá, no dia 24 de junho, para apresentarem propostas de Projetos de Lei a representantes do poder legislativo da cidade. A atividade faz parte da disciplina de Projeto Integrador em Extensão I, cujo objetivo é a solução de problemas reais enfrentados por profissionais, empresas, grupos sociais e várias organizações, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Clique aqui e confira todas as fotos.

Foram apresentadas seis propostas de PLs que visam atender demandas da sociedade ubaense em diversos aspectos como meio ambiente, educação, segurança pública, acessibilidade entre outros. De acordo com a professora Ursulla Rodrigues, o trabalho aconteceu em diversas etapas ao longo do semestre, desde entender a função dos vereadores até pesquisar informações sobre a demanda escolhida, a fim de embasar a proposta.

“O objetivo foi justamente integrar a comunidade acadêmica com a sociedade, fazendo com os alunos entendessem o processo legislativo municipal, tivessem contato com as demandas da sociedade e formulassem propostas de projetos de lei que vão mudar a realidade local”, destaca Ursulla.

Para a professora Juliana Jacob, o contato com as atividades do poder legislativo agrega positivamente na formação dos estudantes. “Participar dos setores sociais e políticos faz com que eles verifiquem exatamente na prática como a teoria aplicada na sala de aula se efetiva”, explica.

Confira todas as propostas de Projetos de Lei Aqui.

Na foto, a professora e advogada Juliana Jacob; o vice-presidente, da CMU Edeir Pacheco da Costa; o presidente da CMU, José Roberto Reis Filgueiras; a secretária da CMU, Aline Moreira Silva Melo; e a professora e advogada Ursulla Rodrigues.

Participaram da apresentação membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ubá (biênio 2021-2022) da legislatura 2021-2024: o presidente da CMU, José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente, Edeir Pacheco da Costa, e a secretária Aline Moreira Silva Melo. Mesmo aos vereadores que não puderam participar da apresentação, foram disponibilizadas cópias das propostas de PLs.

“A gente aprendeu muito com vocês aqui. Parabéns, e nós vamos explorar as ideias de vocês”, declarou o presidente da CMU, José Roberto Reis Filgueiras ao final das apresentações.