APP criado por alunos da Psicologia UNIFAGOC oferece informações sobre transtornos comuns à aprendizagem


 

Os alunos do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Ariane Duarte, Antônio Reis e Adriana Molone criaram o aplicativo Caleidoscópio, que visa auxiliar aqueles que convivem com pessoas diagnosticadas com transtornos como Dislexia, Discalculia, Disortografia, DisgrafiaTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador de Oposição (TOD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual. 

 

De acordo com os alunos, o aplicativo tem o objetivo de oferecer mais uma fonte de conteúdo para quem está à procura de conhecimento sobre estes transtornos que são comuns à aprendizagemtambém para aqueles que possuem um familiar ou amigo diagnosticado e deseja oferecer ajuda. Além disso, a ferramenta também conta com atividades que foram elaboradas especificamente para este tipo de público. 

 

O projeto foi desenvolvido para navegadores web, pode ser acessado em diferentes modelos de smartphones e oferece compatibilidade a todos os sistemas operacionais de dispositivos móveis.

 

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A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação. 

 

Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado. 

 

“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.