Artigos de professores do UNIFAGOC são aceitos para publicações em revistas científicas


Os professores do UNIFAGOC Victor Neiva Lavorato e Denise Coutinho tiveram artigos aceitos para publicações nas revistas científicas Food Research International e Brazilian Archives of Biology and Technology. Os trabalhos envolvem conhecimentos sobre terapias com exercícios físicos e dietas. 

 

O primeiro deles, intitulado Efeitos do treinamento físico aeróbico e suplementação com açaí sobre a estrutura e função cardíaca de ratos submetidos a uma dieta hiperlipídica,  integra as pesquisas desenvolvidas para o doutorado do professor e investiga se o tratamento em conjunto entre o treinamento físico e a suplementação com o açaí poderia potencializar o efeito desses tratamentos ocorrendo isoladamente. 

 

“Atualmente a população tem sido exposta a muitos comportamentos prejudiciais para a qualidade de vida e saúde geral, como, por exemplo, o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. A partir disso, compreender como o treinamento físico e a suplementação com alimentos funcionais, como o caso do açaí, pode auxiliar na proteção e melhora de parâmetros cardíacos, é fundamental”, destaca Victor. 

 


Professor do UNIFAGOC Victor Neiva Lavorato

 

Já o segundo artigo, discorre sobre o tema O exercício aeróbico aumenta o dano às propriedades femorais de ratos em crescimento com desnutrição à base de proteínas e trata-se de um trabalho desenvolvido pelos professores do UNIFAGOC em conjunto de outros profissionais e faz parte do doutorado do docente da Universidade Federal de Viçosa, Carlos Augusto Costa Cabral. A pesquisa, analisou a influência do treinamento físico sobre parâmetros ósseos após a desnutrição proteica. 


 

“Procuramos entender como o exercício físico aeróbico pode afetar na qualidade óssea após a desnutrição proteica. O exercício físico, assim como os medicamentos, gera benefícios a partir de uma dose correta. Dessa forma, compreender qual tipo de exercício deve ser utilizado em pessoas acometidas com desnutrição proteica é fundamental para que possamos atenuar os agravos dessa condição”, revela Denise. 


Professora do UNIFAGOC Denise Coutinho

 

Os docentes ressaltam que a publicação dos artigos causou uma grande satisfação, visto que os estudos são um retorno que conseguiram dar para a sociedade. Também salientam a importância do estímulo  à qualificação profissional oferecido pelo UNIFAGOC, “com esse apoio conseguimos almejar um crescimento pessoal e profissional, além de trazer novos conhecimentos adquiridos para nossos alunos”.