Banco de Alimentos busca parceiros para manutenção do projeto

O Banco de Alimentos de Ubá está em busca de novos parceiros. Trata-se de uma entidade de alimentação e nutrição pertencente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ubá - MG.

A instituição realiza a captação e distribuição, de forma gratuita, de alimentos vindos tanto da compra feita por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) quanto de doações de pessoas físicas e empresas privadas e/ou públicas.

Esse trabalho de intermediar as doações tem como foco o incentivo à agricultura familiar e o combate ao desperdício. São recebidos alimentos que não serão comercializados, mas que ainda estão próprios para o consumo (com validade próxima, maior grau de maturação ou pequenos danos, excedentes de produção, entre outros). Esses alimentos são direcionados a instituições e programas da rede socioassistencial do município.

Só neste mês, serão atendidas, em média, três mil pessoas semanalmente. Com os novos parceiros, a expectativa é que outras 70 famílias possam também serem atendidas. Entre os alimentos que o projeto mais precisa de doação estão os itens não perecíveis, com destaque para arroz e leite em pó.

"É importante enfatizar que qualquer pessoa pode doar para o Banco de Alimentos, sendo ela pessoa física ou pessoa jurídica; seja um cidadão comum ou uma empresa. Até uma semana antes do alimento vencer a gente consegue triar e direcionar para atender demanda da instituição", explica a supervisora do Banco de Alimentos de Ubá,  Gisely Peron.

Mais detalhes de como se tornar parceiro do projeto podem ser conhecidos na própria sede do Banco de Alimentos, que fica na rua Virgílio Maia Neves, número 266, no bairro Da Luz. O telefone para contato é (32) 3531-5567.

Fagoc como parceira

fagoc como parceira do banco de alimentos

Na foto, o superintendente acadêmico, Marcelo Daibert, a supervisora do Banco de Alimentos de Ubá, Gisely Peron, e o coordenador do Núcleo de Comunicação Fagoc, Fausto Coimbra.  Imagem: Arquivo Marcelo Daibert

Desde 2016, a Fagoc tem promovido e participado de uma série de iniciativas que têm como foco auxiliar o Banco de Alimentos de Ubá. A parceria começou com os eventos realizados em novembro: Corrida e Caminhada Rústica, 1º Torneio de Luta de Braço e Fagoc Game Party. Mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadados durante essas programações.

No final do ano, a Fagoc se juntou à Associação Comercial e Industrial de Ubá (ACIUBÁ) para o “Natal de Luz”, evento que teve capoeira, dança do ventre, apresentações de axé e zumba e, aproximadamente, uma tonelada de alimentos foram recolhidos.

"Uma corrente do bem". Foi assim  que Dennis & Cristiano definiram a ação solidária promovida pela Fagoc em parceria com a dupla e a Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac). Os alunos dessas faculdades doaram mantimentos para o Banco de Alimentos e, em troca, receberam ingressos para gravação do primeiro DVD dos músicos, intitulado "Sonhos".

Na páscoa deste ano, a Fagoc entregou 24 pacotes de arroz de 5kg e 12 pacotes de 1kg de feijão ao Banco de Alimentos de Ubá, com o objetivo de atender a uma demanda emergencial de fornecimento de cestas básicas para famílias carentes da cidade. Os mantimentos foram comprados com o restante do dinheiro arrecadado na campanha Páscoa Solidária, em que os alunos e os coordenadores de todos os cursos da faculdade doaram diferentes valores para compra dos chocolates.