Cejus de Ubá é inaugurado e passa a funcionar no Fórum da cidade

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (07), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Cejus - de Ubá. Trata-se de uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que tem o objetivo de resolver conflitos antes que cheguem à justiça em forma de processo. A cerimônia aconteceu no Fórum Desembargador Câncio Prazeres, local em que funcionará a unidade.

Assista ao vídeo com a reportagem da TV Fagoc sobre o evento:

O Cejus é uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG -, a Fagoc e a Fundação Presidente Antônio Carlos - Fupac - e tem por finalidade oferecer à comunidade, de forma gratuita, sessões de conciliação e mediação. A proposta é que esse seja o primeiro contato do jurisdicionado na resolução de conflito.

"O objetivo é garantir que os conflitos que existem entre os cidadãos sejam resolvidos antes de chegarem à justiça em forma de processo. Evitar a demanda de ações judiciais desnecessárias", afirma a coordenadora do curso de Direito da Fagoc, Luciene Rinaldi Colli.

Serão quatro estagiários da Fagoc, sendo três de Direito e um de Psicologia. "Os estagiários atuarão, inicialmente, dentro do setor de cidadania e, eventualmente, tendo alguma audiência, trabalharão como conciliadores ou mediadores da demanda de cada caso", afirma o supervisor do projeto, o advogado Missael Zampier.

Ele explica ainda que os alunos que atuarão no Cejus foram treinados para assumir as funções. "Todos os estudantes que estão chegando para o centro judiciário já fizeram o curso de capacitação e novos estagiários deverão fazer em outra oportunidade", enfatiza.

O Cejus funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, nas dependências do Fórum de Ubá, situado na Avenida Senador Levindo Coelho, bairro Antônio Maranhão.