Computação UNIFAGOC realiza visita técnica ao Banco de Alimentos para o desenvolvimento de Projeto Integrador


 

Os alunos do quinto período do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC realizaram uma visita técnica ao Banco de Alimentos de Ubá, entidade que  atende uma demanda contínua de fornecimento de cestas básicas para famílias carentes da cidade.

 

O objetivo da visita foi possibilitar uma troca de informações sobre a criação de um software que será desenvolvido pelos acadêmicos do centro universitário por meio do Projeto Integrador, que é uma disciplina em que os alunos focam na solução de um problema real enfrentado por profissionais, grupos sociais, empresas e organizações diversas

 

Segundo o professor responsável pelo projeto, Saulo Campos, a proposta é apoiar os processos da instituição por meio de um software que irá automatizar os sistemas a fim de garantir maior eficiência, redução de custos, entre outros benefícios que uma gestão automatizada traz para o negócio. 

 

“Ao mesmo tempo que os alunos estão se preparando para desenvolvimento do software, já estão colocando em prática o projeto. Então, a ideia é que o aprendizado que eles têm dentro das disciplinas do curso é o que irá prepará-los para o projeto, concomitante eles vão adquirindo os conhecimentos e aplicando de forma prática dentro do Banco de Alimentos”, afirma o professor

 

Tássio Ribeiro, que é um dos alunos envolvidos no projeto, conta que está sendo uma ótima experiência e uma oportunidade de aprender mais sobre banco de dados e usar o conhecimento para aplicar em uma ação que irá auxiliar outras pessoas. 

 

“Como ainda estamos no começo do desenvolvimento, alterações poderão ocorrer durante o projeto, mas tentando sempre atender os objetivos para criar um excelente software que vai permitir ao usuário ver quais são as famílias que recebem doações e pessoas ou agricultores que doam ou vendem seus produtos para o banco de alimentos. Além disso, o software irá permitir ver que tipo de alimento foi doado, a quantidade e o preço dos alimentos que foram comprados", destaca o aluno.


 

Para a nutricionista e supervisora do Banco de Alimentos, Gisely Peron, a confecção de um software e outras ferramentas digitais instrumentará a gestão das ações de SAN - Segurança Alimentar e Nutricional realizadas pelo Banco de Alimentos. A profissional ainda espera que esse projeto ajude a otimizar as atividades e evitar o retrabalho. “O UNIFAGOC e o Banco de Alimentos têm uma parceria maravilhosa e importante na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada”, destaca.