Nutrindo a mente e o corpo: conheça a jornada de sucesso do egresso da Psicologia e aluno da Nutrição UNIFAGOC que acaba de ingressar no mestrado

Com trajetória marcada por determinação e dedicação, Felipe Alves compartilha sua experiência desde os primeiros passos na graduação em Psicologia até os desafios e conquistas em sua jornada profissional e hoje cursando sua segunda graduação, em Nutrição, no UNIFAGOC.


 

O egresso do curso de Psicologia e atual aluno de Nutrição do UNIFAGOC, Felipe Alves dos Santos Alexandre, é exemplo inspirador de como a busca constante pelo conhecimento e o desejo de aprimoramento profissional podem moldar uma carreira de sucesso.

 

Felipe formou-se em 2019 e, atualmente, trabalha como psicólogo no Hospital Santa Isabel, em Ubá, onde ingressou no ano de 2011, tendo exercido variados cargos e funções até chegar a atual: psicólogo, desde 2021.

 

Sua história na Psicologia começou há muitos anos, quando, imerso no ambiente hospitalar, percebeu o impacto profundo que a área da saúde mental poderia ter na vida das pessoas. Orientado por um amigo e colega de trabalho, Dr. Filipe Andrade, que é diretor do curso de Medicina do UNIFAGOC, Felipe encontrou no Centro Universitário a oportunidade de realizar seu sonho.

 

Trabalho na área da saúde desde 2009 até os dias atuais, mais especificamente em hospitais. No início fui recepcionista, nos setores de urgência e emergência, e também trabalhei nos setores de internações, onde meu contato com os pacientes, seus familiares e equipe era constante. Meu interesse pela psicologia surgiu com a orientação de um amigo, o Dr. Filipe Andrade, que, no convívio do trabalho, observou em mim características, voltadas à área, a princípio havia sugerido que eu fizesse Medicina, mas era inviável naquele momento, então, me orientou e apoiou durante toda minha caminhada acadêmica no curso de Psicologia”, conta o psicólogo.

 

ESCOLHA

 

A reputação de excelência acadêmica, qualidade da infraestrutura, corpo docente e a abordagem prática e interdisciplinar da Instituição foram fatores determinantes em sua escolha pelo Centro Universitário.

 

O UNIFAGOC sempre foi Instituição referência, com visibilidade regional, mas a conheci melhor também por intermédio do Filipe, que me orientou em relação ao curso e à Instituição. Na época, se iniciava a segunda turma de Psicologia. Escolhi o UNIFAGOC por sua reputação de excelência acadêmica e pela qualidade de sua infraestrutura e corpo docente. Além disso, acredito que a instituição oferece abordagem prática e interdisciplinar ao ensino, o que me permite desenvolver habilidades tanto teóricas quanto práticas necessárias para minha formação. Acredito que o UNIFAGOC oferece ambiente propício para o meu crescimento acadêmico e profissional, além de proporcionar oportunidades de networking e desenvolvimento pessoal”, destaca Felipe.

 

TRAJETÓRIA

 

Ao ingressar na Instituição, Felipe mergulhou em uma jornada de aprendizado contínuo. Sua experiência no curso de Psicologia foi marcada pela imersão nas complexidades da mente humana, ampliando habilidades essenciais para sua atuação profissional.

 

Na minha graduação anterior, em Psicologia, tive trajetória bastante enriquecedora, onde pude mergulhar nas complexidades da mente humana e desenvolver habilidades de escuta ativa, empatia e análise”, relada o egresso.

 

Atualmente, como estudante de Nutrição no UNIFAGOC, o acadêmico conta que sua experiência tem sido igualmente gratificante.

 

Tenho a oportunidade de aprender sobre a relação entre alimentação e saúde, explorando novas áreas de conhecimento e contribuindo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Minha vivência acadêmica tem sido marcada pelo desafio constante de integrar conhecimentos de diferentes áreas e pela oportunidade de crescer tanto individualmente quanto em colaboração com meus colegas e professores. Estou empolgado para continuar essa jornada de aprendizado e aplicar os conhecimentos adquiridos para ajudar as pessoas a alcançarem uma vida mais saudável e equilibrada”, ressalta Felipe.

 

SEGUNDA GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

 

Posteriormente, sua decisão de buscar pela segunda graduação em Nutrição no UNIFAGOC foi motivada pela observação direta das interações entre saúde mental e alimentação no ambiente hospitalar.

 

Meu interesse pela segunda graduação, em Nutrição, surgiu no dia a dia de trabalho. Atualmente sou psicólogo hospitalar, no hospital Santa Isabel, em Ubá, e em muitos atendimentos pude observar, nos pacientes e equipe, transtornos alimentares e também como fatores psicológicos interferiam na alimentação e saúde de forma geral”, comenta o acadêmico.

 

No hospital, Felipe conta que trabalha em equipe multiprofissional, pela qual são feitas intervenções multidisciplinares, incluindo a equipe de nutrição, o que o levou à proximidade com a área e conhecimento do trabalho, e, consequentemente surgiu o interesse por fazer a segunda graduação, objetivando ser profissional mais completo e capacitado.

 

A psicologia e a nutrição se ligam de várias maneiras, especialmente no contexto da saúde e do bem-estar holístico. A relação entre mente e corpo é fundamental para compreendermos o comportamento alimentar e os padrões de alimentação das pessoas. Um profissional com graduações em ambas áreas pode realizar trabalho integrativo voltado para a qualidade de vida e saúde dos indivíduos de várias formas”, explica o psicólogo.

 

 

UNIFAGOC

 

Felipe destaca a importância do UNIFAGOC em sua formação acadêmica e profissional, reconhecendo a Instituição como pilar fundamental em seu desenvolvimento. A qualidade do ensino, a interação com professores qualificados e as oportunidades de estágio foram elementos essenciais em sua jornada.

 

O UNIFAGOC desempenhou papel fundamental em minha formação e trajetória acadêmica e profissional. A qualidade do ensino oferecido pelo UNIFAGOC proporcionou base sólida de conhecimentos teóricos e práticos, preparando-me para os desafios do mercado de trabalho, especialmente na área da saúde. Além disso, também proporcionou ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, onde pude interagir com professores altamente qualificados e engajados, enriquecendo minha experiência educacional. As oportunidades de estágio e atividades extracurriculares oferecidas pela Instituição foram cruciais para complementar minha formação acadêmica, permitindo-me aplicar os conhecimentos adquiridos na prática e desenvolver habilidades profissionais essenciais. A Instituição também desempenhou papel importante em minha trajetória profissional, fornecendo boa referência curricular e credibilidade, que me ajudaram a dar os primeiros passos em minha carreira. Estou profundamente grato pela contribuição da Instituição em minha jornada educacional e profissional”, relata Felipe.

 

 

INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 

Desde seus primeiros passos como recepcionista até sua atual posição como psicólogo hospitalar, Felipe demonstrou compromisso inabalável com o crescimento e o aprimoramento profissional.

 

Minha entrada no mercado de trabalho na área da saúde foi jornada de aprendizado e crescimento constante. Muito influenciada por minha mãe, Sra. Lúcia, que é TEC em enfermagem. Comecei como recepcionista no hospital São Vicente em 2009. Em 2011 me transferi para o hospital Santa Isabel, na mesma função no setor de urgência e emergência, onde pude desenvolver habilidades de comunicação e organização enquanto lidava com situações de alta pressão e emergências médicas. Sempre buscando me qualificar, com o tempo, tive a oportunidade de progredir na instituição, assumindo o cargo de escriturário no setor de internação. Nessa função, ganhei experiência na gestão de informações e documentos relacionados aos pacientes, além de trabalhar em estreita colaboração com equipes multidisciplinares para garantir o cuidado adequado aos pacientes hospitalizados. Nesse período fiz minha primeira graduação”, conta o egresso.

 

Sua jornada profissional incluiu progressão significativa na hierarquia organizacional, culminando em sua posição atual, onde oferece suporte emocional e psicológico aos pacientes em momentos de crise e trauma.

 

Em 2020, após a formatura em Psicologia, fui promovido a Analista de recursos humanos. Em 2021, tive a oportunidade de realizar transição significativa ao assumir o cargo de psicólogo hospitalar no setor de urgência e emergência. Nessa função, tenho o privilégio de oferecer suporte emocional e psicológico aos pacientes e suas famílias em momentos de crise e trauma. Além disso, colaboro com a equipe médica para fornecer cuidado integral e centrado no paciente. Minhas vivências profissionais ao longo desses 12 anos têm sido desafiadoras e gratificantes. A cada função desempenhada, adquiri novas habilidades e conhecimentos, além de desenvolver compreensão mais profunda do funcionamento do sistema de saúde e das necessidades dos pacientes. Estou comprometido em continuar crescendo e contribuindo para o bem-estar e a saúde daqueles que atendo”, afirma Felipe.

 

 

MESTRADO

 

A conquista da aprovação no programa de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) foi um marco em sua jornada acadêmica.

 

Fico muito grato pela oportunidade de compartilhar essa notícia! O processo de aprovação no programa de pós-graduação mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF SUDESTE MG, foi experiência desafiadora e gratificante. Para ser aprovado, passei por diversas etapas, incluindo a inscrição no processo seletivo, a submissão de documentos, a realização de entrevista com do Doutores professores, além da apresentação de um pré-projeto de pesquisa. Durante todo o processo, pude contar com o apoio e orientação de professores e profissionais da área, em especial a professora Thalita, o que foi fundamental para o meu sucesso”, destaca o aluno.

 

Esse feito reflete não apenas seu comprometimento com a excelência acadêmica, mas também sua determinação em contribuir para o avanço do conhecimento científico em sua área de atuação.

 

Estou ansioso para mergulhar em um ambiente de pesquisa acadêmica e científica, onde poderei aprofundar meus conhecimentos, explorar novas técnicas e metodologias de pesquisa, e contribuir para o avanço do conhecimento científico nesta área tão importante. Estou muito animado com essa nova etapa em minha jornada acadêmica e profissional, e estou confiante de que o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no IF SUDESTE MG será experiência enriquecedora e transformadora”, comenta Felipe.

 

VISÃO SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

 

Para o psicólogo, o mercado de trabalho para profissionais graduados em psicologia é bastante diversificado e oferece variedade de oportunidades em diferentes áreas e setores. Em relação às oportunidades, Felipe diz que os psicólogos podem encontrar emprego em diversos contextos, incluindo clínicas de saúde mental, hospitais, escolas, empresas, organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais e consultórios privados.

 

Quanto à remuneração, varia dependendo da especialização, nível de experiência, localização geográfica e tipo de empregador. Em geral, os psicólogos podem esperar remuneração competitiva, especialmente em áreas de alta demanda, como psicologia clínica e psicologia organizacional e do trabalho, especialmente aqui em Ubá, cidade industrial, maior polo moveleiro de Minas Gerais”, afirma o acadêmico.

 

Sua visão otimista sobre o mercado de trabalho para profissionais formados em Psicologia reflete não apenas as oportunidades abundantes na área, mas também sua confiança nas habilidades e competências adquiridas ao longo de sua jornada.

 

Em termos de crescimento profissional, os psicólogos têm várias oportunidades de avançar em suas carreiras por meio de especializações, pós-graduações, certificações e experiência prática.  Também podemos buscar cargos de supervisão, gestão ou pesquisa. Além disso, o mercado de trabalho está em constante evolução, com crescente demanda por serviços de saúde mental em resposta aos desafios contemporâneos, como o aumento da ansiedade, depressão e estresse. Isso significa que há necessidade contínua de profissionais qualificados em psicologia para atender às necessidades da população”, explica o egresso.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

Olhando para o futuro, Felipe planeja continuar sua busca por conhecimento e crescimento profissional.

 

Em resumo, meus próximos passos na carreira profissional envolvem completar minha formação em nutrição, encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho, explorar áreas de interesse, continuar aprendendo e crescendo. Realizando serviço com integração entre as áreas de psicologia e nutrição. Estou empolgado para seguir em frente nesta jornada e contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas através do cuidado integral”, ressalta Felipe.

 

DICAS

 

Para os acadêmicos que ainda estão em formação no UNIFAGOC, Felipe oferece dicas valiosas, enfatizando a importância do aprendizado contínuo, do envolvimento em atividades extracurriculares e do cultivo de relacionamentos profissionais.

 

Esteja aberto ao aprendizado, aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas pela Instituição; participe de estágios e atividades extracurriculares, elas podem fornecer experiências práticas e enriquecedoras que complementam sua formação acadêmica; cultive relacionamentos profissionais, mantenha contato com seus colegas, professores e profissionais da área; procure mentores na área da psicologia que possam orientá-lo em sua jornada acadêmica e profissional; e continue se atualizando, a área da psicologia está em constante evolução, então, mantenha-se informado”, indica o mestrando.

 

Para aqueles que consideram realizar segunda graduação, o aluno destaca a importância de avaliar interesses e habilidades, planejar cuidadosamente a transição e estar preparado para os desafios que surgirem.

 

Para aqueles que desejam realizar segunda formação, como no meu caso de graduação em Nutrição no UNIFAGOC, algumas dicas são: avalie seus interesses e habilidades, considere como eles se alinham com a segunda formação desejada e certifique-se de escolher área que seja significativa e gratificante para você; planeje sua transição, se organize, considerando questões como finanças, tempo e logística; e esteja preparado para o desafio, para dedicar tempo e esforço ao seu estudo e desenvolvimento”, acrescenta o psicólogo.

 

Felipe personifica o espírito de perseverança e excelência que define o UNIFAGOC. Sua jornada é testemunho inspirador do poder transformador da educação e do compromisso com o crescimento pessoal e profissional. O UNIFAGOC orgulha-se de contar com alunos dedicados como Felipe, que continuam a elevar os padrões de excelência em suas respectivas áreas de atuação.

 

Para quem sonha em construir uma carreira na área da Psicologia, o UNIFAGOC é a escolha certa. Clique no botão abaixo e se inscreva gratuitamente para a PROVA ON-LINE. Se preferir, converse com nosso Time Institucional e saiba os descontos especiais para matrículas antecipadas. É só chamar no chat ao lado ou no WhatsApp (32) 9 9810-5600.

 

 

Além da prova on-lineoutras formas de ingresso também garantem desconto. São elas: TransferênciaPortador de Diploma (2ª Graduação) e Ingresso pela Nota do ENEM. Nesta última, são aceitas notas das edições de 2012 a 2023 do Exame. O edital pode ser conferido AQUI.

 

Clique NESTE LINK e descubra as vantagens de ser Psicologia UNIFAGOC.

 

Dê o play no vídeo a seguir e veja Tour completo pela infraestrutura do UNIFAGOC:

 

 

Confira no vídeo abaixo o Institucional do Centro Universitário UNIFAGOC.