Mercado em expansão e vasta área de atuação: conheça essa profissão que vai além das operações matemáticas e os diferenciais do curso de Ciências Contábeis UNIFAGOC

A contabilidade é uma das profissões que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, pois o contador é o profissional graduado em Ciências Contábeis cujo a principal função é registrar, analisar e controlar questões fiscais, financeiras, tributárias, patrimoniais e administrativas de pequenas, médias e grandes empresas.

O diretor do curso de Ciências Contábeis do UNIFAGOC, Wilderson Cardoso, explica que cabe ao contador todos os processos de uma empresa, desde seu primeiro momento com a constituição até a sua finalização com a baixa.

“Contabilidade não é matemática, é uma ciência social aplicada. Para desempenhar sua função o profissional deve ter conhecimentos financeiros, tributários, trabalhistas, administrativos, gerenciais e muitos outros, a depender da área de atuação”, esclarece Wilderson.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A graduação em Ciências Contábeis é a escolha certa para quem se dá bem com números e quer fazer a diferença no mundo dos negócios. Wilderson aponta que o contador pode trabalhar em setores como custos, gestão financeira, auditoria, controladoria, perícia contábil, trabalhar na área acadêmica como professor, escritor, pesquisador, ou ainda realizar concursos públicos que possuem vasta carreira destinada aos contadores.

“As áreas de atuação do contador são extensas, não está limitado a trabalhar em um escritório como muitos pensam”, destaca o diretor.

Pela contabilidade ter vasto campo de atuação, o docente indica que é fundamental manter educação continuada para se atualizar e, assim, ser bom profissional na área em que escolheu atuar.

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

O diretor afirma que o curso de Ciências Contábeis do UNIFAGOC presa pelo bom relacionamento entre professores e alunos e por matriz curricular inovadora, contando com disciplinas como Liderança, Análise de Cenários e tomada de decisões, Governança, Análise de Investimentos, Compliance entre outras, além de constituir a escola de negócios, assim, após concluir a faculdade o aluno pode iniciar o curso de Administração e obter sua segunda graduação com mais dois anos.

“Para que os alunos possam continuar se aprimorando, mesmo ainda na faculdade são ofertados cursos como Excel, Rotinas de departamento Pessoal, Gestão Financeira, Declaração de Imposto de Renda para Pessoas Físicas, dentre outras, conforme a demanda e aderência”, conta Wilderson.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para contabilidade está em constante expansão e proporciona oportunidades em empresas de todos os ramos e portes, abrangendo multinacionais e instituições financeiras.

“A contabilidade tem áreas de atuação tidas como ‘queridinhas’, como a auditoria e perícia contábil, que apesar de exigirem conhecimento mais apurado, em contrapartida oferecem ótima remuneração financeira e status social”, afirma o diretor.

Contudo, Wilderson explica que como o contador é muito versátil em sua área de trabalho, é possível que cada indivíduo no decorrer do curso se interesse mais por determinada área e aprofunde seus estudos se qualificando para ser um profissional melhor.

Pelo curso ter relação muito próxima com os escritórios Contábeis e até mesmo com indústrias, é frequente o envio de vagas de estágio ou emprego para alunos e ex-alunos, logo desde os primeiros períodos. Dessa forma, a maioria dos estudantes hoje estão empregados”, finaliza Wilderson.

Para conhecer mais sobre o curso de Ciências Contábeis, confira este e-book gratuito.