Conheça os critérios da lista de espera da Clínica de Odontologia do UNIFAGOC

A Clínica do curso de Odontologia do UNIFAGOC foi inaugurada, neste ano, com o objetivo de ser um espaço de prática para os alunos da graduação e para possibilitar um atendimento gratuito e de qualidade à população de Ubá e da região.

Com a alta demanda de solicitações no cadastro reserva, que já conta com cerca de 800 pessoas, é importante que os interessados conheçam os critérios para a convocação dos pacientes e como funcionam os atendimentos.

De acordo com a supervisora administrativa da clínica, Viviane Teixeira Demartini, a seleção das pessoas da lista de espera para atendimento segue uma ordem de prioridade, sendo chamados primeiramente aqueles que possuem o Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família e pessoas com necessidades especiais. Posteriormente, aqueles que não se enquadram em nenhum desses grupos são chamados.

A partir desses critérios, os pacientes são chamados para um processo de triagem em que um profissional dentista ou um aluno, supervisionado por um professor, realizará uma avaliação e fará encaminhamento para o atendimento. Viviane destaca que, no momento, todos os alunos estão sem vagas para novos pacientes e, por essa razão, as pessoas não estão sendo chamadas para atendimento.

Outra informação importante é sobre os casos de urgência. “Quando o paciente liga dizendo que tem dor, pedimos para vir até a clínica sem compromisso para tentarmos encaixar ele, mas caso não conseguimos ele permanece aguardando na fila. Porém com prioridade ao atendimento. Quando o aluno liberar o paciente, ele será o próximo a ser atendido”, afirma Viviane.

Um fator também que impacta o processo de convocação da lista de reserva é o tempo de tratamento de cada paciente. “Às vezes um paciente recebe alta em dois, três atendimentos e o outro fica um mês, dois meses de acordo com a necessidade”, explica a dentista e diretora de Odontologia do UNIFAGOC, Liliane Carvalho.

É válido destacar que o serviço é prestado à noite, na período de aula dos estudantes, das 18h às 22h40. Hoje, a clínica conta com 24 equipos e uma média de 60 atendimentos diários realizados pelos alunos supervisionados por professores. São oferecidos procedimentos de baixa e média complexibilidade.

Os interessados em realizar o cadastro na lista de espera podem entrar em contato pelos números (32) 9 9905 6391,  (32) 3531 9309 ou comparecer presencialmente no segundo andar do Núcleo do Câncer de Ubá, Rua Mauri Martins de Oliveira, nº 628, bairro Santa Bernadete.

A partir do dia 21 de dezembro, os alunos entrarão em período de férias, e os atendimento serão pausados até 24 de janeiro.