Conheça os diferenciais do curso de Direito do UNIFAGOC e esse profissional que se torna elo entre o cidadão e o Estado

A formação em Direito é ideal para quem tem senso de justiça e quer apurar a capacidade de análise, argumentação e tomada de decisões. Se procura profissão capaz de contribuir para a construção de sociedade mais justa, o curso de Direito do UNIFAGOC é a escolha certa.

O Direito está entre as carreiras mais tradicionais e o mercado para os profissionais da área está sempre aberto. Aquele que cumpre todos os requisitos na matriz curricular do Direito, ao final de no mínimo 5 anos, consegue a titulação de bacharel em direito.

Com a missão de manter a harmonia e correção nas relações entre cidadãos, empresas e poder público, o bacharel em Direito analisa disputas e conflitos nas áreas penal, civil, previdenciária, trabalhista, tributária e comercial.

Para a diretora do curso de Direito do UNIFAGOC, Clarissa Machado, ser conhecedor dos seus direitos e deveres, torna o cidadão mais consciente e cada vez mais preparado na busca e na luta pela justiça.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Clarissa afirma que o bacharel em direito tem a possibilidade de prestar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e caso seja aprovado, pode advogar na área privada ou pública, também tem a possibilidade de prestar concursos públicos, cuja contraprestação financeira é bastante almejada hoje, além da estabilidade do emprego.

“Esses concursos na área da magistratura, defensoria pública, ministério público, algumas procuradorias, consultorias e assessorias jurídicas, dão ao bacharel em direito grande leque de opções. Ele pode também prestar concurso na área voltada para polícia, tanto militar, quanto civil, ampliando ainda mais a sua área de atuação”, aponta a diretora.

Além da advocacia, o curso de Direito ainda abre caminho para seguir a carreira jurídica como juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia, por exemplo. O recém-formado também pode atuar em áreas novas e/ou em expansão como direito ambiental, tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet, direito imobiliário e propriedade intelectual.

“O aluno se forma com conhecimentos nas mais diversas áreas, tanto nas obrigatórias, quanto nas optativas previstas na matriz curricular. Caso opte pela OAB ou pela advocacia em si, advocacia geral do estado, advocacia geral da união, pública ou privada como um todo, precisa ser aprovado em concurso público e/ou no Exame da Ordem”, explica Clarissa.

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

A diretora afirma que o aluno pode esperar graduação ministrada por profissionais altamente gabaritados com o compromisso na educação de qualidade, conhecedores do cotidiano do mundo jurídico, sabedores das leis e das práticas diárias.

“Curso altamente tecnológico, com as ferramentas de ensino mais modernas que existem hoje no mercado, buscando sempre a evolução profissional do acadêmico, fazendo com que ele possa ingressar no mercado de trabalho e se solidificar o quanto antes”, destaca a docente.

Clarissa ressalta que no curso são realizadas algumas ações exclusivas do UNIFAGOC, como atividades, audiências e júris simulados realizados em laboratórios voltados para essa prática.

“Nós possuímos convênios junto ao tribunal de justiça, bolsas de estudo que são custeadas pelo UNIFAGOC dos alunos que ficam tanto na defensoria pública, quanto na delegacia de polícia civil de Ubá”, conta Clarissa.

A diretora ainda aponta como diferencial do curso de Direito do UNIFAGOC convênios exclusivos junto ao tribunal de justiça, com a possibilidade de realizações de audiências e mediação pré-processual que são homologadas pelo tribunal de justiça.

MERCADO DE TRABALHO

Clarissa afirma que sempre terá lugar para o bom profissional, para aquele que exerce sua profissão com afinco, dedicação, amor, sabedoria e conhecimento técnico.

“Possuindo esses adjetivos você com certeza, estará no mercado de trabalho. Existe infinidade de opções para aqueles que optaram pelo Direito, é um mercado de trabalho que proporciona atuação em diversas áreas e, por esse motivo, acredito que seja, dentro as opções de cursos existentes hoje no mercado, talvez a mais promissora”, estima a docente.

EXTENSÃO

Segundo a diretora, o curso conta com projetos de extensão voltados para a prática, como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde os alunos fazem o estágio obrigatório, a partir do 7º período do curso.

“Fazemos esse NPJ na comunidade, levando assessoria jurídica gratuita a comunidade. Temos ainda alguns projetos de extensão voltados para a concretização de direitos básicos do cidadão que desenvolvemos por meio do Projeto Integrador, que acontece em alguns períodos do curso”, explica Clarissa.

Por fim, a docente conta que começarão a partir de fevereiro algumas atividades voltadas para o desenvolvimento da cidadania, feitas no ensino médio, para levar direitos humanos e diretos básicos do consumidor a população que ainda não teve a oportunidade de ter acesso a essas informações.

“Gostar daquilo que faz e acreditar que a sua profissão pode mudar minimamente a vida de alguém, é a força motriz de qualquer pessoa, independente da área. Ter a certeza de que seu trabalho pode transformar a vida de pessoas, talvez seja o segredo para ser bom profissional e ser realizado naquilo que se propôs a ser pelo resto da vida”, finaliza a diretora.

Para conhecer mais sobre o curso de Direito, confira este e-book gratuito.