Convênio assinado: alunos do internato da Medicina UNIFAGOC passam a atender em Divinésia

Seis alunos do último ano da graduação já começaram a atuar nos postos de saúde da cidade


A parceria firmada entre o UNIFAGOC e a Prefeitura de Divinésia foi oficializada na tarde desta sexta-feira (07), quando o prefeito da cidade, Antônio Geraldo, recebeu o coordenador do Internato e um dos diretores da faculdade de Medicina do Centro Universitário de Ubá, Dr. Renato Gomes, para assinatura do convênio.  


 

Além do prefeito e do doutor, as seguintes autoridades participaram da assinatura: a vice- prefeita de Divinésia, Cirlei Freitas, a secretaria de saúde do município, Marilea Januzzi, e a Presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Marina Almeida de Souza. 
 

Por meio da parceria, seis acadêmicos do último ano do curso já estão atuando na Unidade Básica de Saúde e no posto de Estratégia de Saúde Familiar no Bairro Santa Filomena, em Divinésia. Segundo o médico e professor responsável, Dr. Renato Gomes, os alunos estão atendendo nas áreas de Saúde Coletiva e Medicina da Família. 

 

“O UNIFAGOC já recebe muitos alunos de Divinésia e agora é o UNIFAGOC que está chegando na cidade. Fomos bem recebidos e observamos que a estrutura do Sistema de Saúde do município está totalmente adequada ao bom funcionamento dessa parceria, para que nossos alunos tenham a oportunidade de aperfeiçoarem os conhecimentos práticos, bem como auxiliarem no bom atendimento da população”, reforça o professor.

 

 

Na foto, três dos alunos internos que estão na cidade: Vitor Azevedo Sarmento, Vinícius José Vieira de Souza e Eliseu Gabriel Santos Lima. Com eles, o professor e médico, Dr. Renato Gomes e a Secretária de Saúde de Divinésia, Marilea Alves Valente. 
 

O prefeito destaca que os alunos poderão vivenciar na prática a realidade de um PSF e a realidade da saúde de um município de menor porte. “Estamos muito bem estruturados para recebê-los para que essa interação aconteça de maneira que ambas as partes ganhem e os pacientes, que são motivo maior de nosso trabalho, que ganhem mais ainda, com melhor atendimento, com melhor qualidade de vida e saúde”, pontua.


Antônio Geraldo lembra que, além dos seis acadêmicos, um dos alunos já formados em Medicina pelo UNIFAGOC está trabalhando na cidade. Rodrigo Condé, recém formado na graduação, é um dos médicos que atua no sistema de saúde de Divinésia.

 

INTERNATO MEDICINA UNIFAGOC

 

Vale lembrar que com a volta das atividades do internato do curso de Medicina, o UNIFAGOC investiu na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que foram direcionados tanto para os alunos quanto para os preceptores. 

 

De acordo com o vice-reitor do Centro Universitário, Leonardo Couto, após um estudo realizado pelo departamento de Medicina da instituição, foram adquiridas grandes quantidades desses equipamentos e se houver a necessidade, irão providenciar a aquisição de mais produtos. 

 

"Compramos máscaras cirúrgicas, máscaras n95,  face shield, que foi fabricado pelo nosso setor de Tecnologia da Informação, óculos de proteção, toucas, luvas e capotes impermeáveis. Todos esses EPIs estão sendo fornecidos exclusivamente pelo UNIFAGOC, de forma a precaver qualquer tipo de contágio dos nossos alunos e preceptores", destaca Leonardo. 

 

Além de Divinésia, os alunos do curso atuam também nas unidades de saúde de Tocantins e de Ubá.