Diplomas de graduação estarão disponíveis em site do MEC

Todos os diplomas de graduação serão disponibilizados, a partir deste mês, em um portal oficial do Ministério da Educação. A portaria que ratifica essa decisão foi publicada na sexta-feira (29), no Diário Oficial da União.

A informação foi divulgada, na quarta-feira (27), pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, que explicou que o objetivo é acabar com a fraude de diplomas no país. "As instituições de educação superior serão obrigadas a acompanhar o questionário do estudante e informar a conclusão do curso e a emissão dos diplomas", disse.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá disponibilizar o Cadastro Nacional de Concluintes (CNC) - um sistema computacional de dados sobre os estudantes dos cursos superiores que estão em fase de conslusão. Porém será de responsabilidade dos alunos a inscrição no portal, como condição curricular obrigatória à colação de grau. A Instituição de Ensino deverá acompanhar o processo e orientar os estudantes em relação ao preenchimento do formulário eletrônico.

De acordo com  nota divulgada no portal do MEC, com a iniciativa, pretende-se melhorar a qualidade das instituições e dos cursos ofertados, além de liberar informações para autoavaliação das instituições. Além disso, a plataforma também irá funcionar como um banco de dados com informações sobre os egressos. Nesse espaço, os estudantes formados poderão compartilhar sua evolução profissional pelo período de um a três anos.