Divulgação do conhecimento científico: está aberta a submissão de artigos nas Revistas Científicas UNIFAGOC

Já é possível submeter artigos para as edições 2022-1 e 2022-2 das Revistas Científicas UNIFAGOC. Para isso o autor deve acessar a plataforma, revista.unifagoc.edu.br clicar em "sobre" e depois em "instruções para autores". Podem participar do processo de submissão: alunos, professores, pesquisadores e profissionais liberais.

As quatro Revistas, voltadas para diferentes áreas do saber:  Saúde, Jurídico, Multidisciplinar e Caderno Científico de Graduação e Pós-graduação, são gratuitas e on-line, tanto o acesso quanto o processo de submissão.

Os interessados devem se cadastrar como autores ou avaliadores, na área que preferir, pelo SITE e, posteriormente, submeter o trabalho na mesma plataforma. Para que o artigo seja aprovado, haverá avaliação de, pelo menos, dois revisores.

IMPORTÂNCIA

João Paulo Ciribeli, editor e gestor das publicações, afirma que ter artigo publicado em Revista Científica engrandece o currículo do aluno e certamente ajudará em novas conquistas, como bolsas de estudo e de iniciação científica, ingresso no mestrado ou em residência médica, assim como junto a processos seletivos para o mercado de trabalho.

A Educação superior tem como pilar o ensino, a pesquisa e a extensão. Na pesquisa, para além da busca pelo saber e por novos saberes, é importante divulgar o conhecimento para que ele possa chegar até a sociedade e servir de instrumento de desenvolvimento”, destaca João Paulo.

Ciribeli convida aos docentes cadastro na revista de interesse como avaliador, bem como identificar a área de atuação.

É importante ressaltar que as Revistas Científicas do UNIFAGOC também podem ser encontradas no Portal Periódicos de Minas, plataforma digital que disponibiliza informações de quase 400 revistas científicas, assim como notícias sobre periódicos e eventos promovidos pelo portal.

DICAS

João Paulo afirma que ao redigir um artigo é importante delimitar o tema de estudo, propor objetivo de pesquisa, definir corretamente a metodologia, ter respeito à norma culta e às regras de formatação dos trabalhos acadêmico-científicos

Como sugestão aos autores recomendo baixar o template dos artigos, nele a estrutura e as principais formatações já estão disponíveis”, deixa como dica Ciribeli.