Educação aliada à saúde: conheça mais sobre a área e o curso de Licenciatura em Educação Física do UNIFAGOC

Elo importante para o desenvolvimento educacional do país, o profissional licenciado em Educação Física promove a saúde por meio da educação. Como professor atua diretamente no campo educacional.

A educação tem papel essencial na formação das pessoas, o que torna o professor de fundamental importância neste processo. O professor de educação física é o único profissional legalmente habilitado a ministrar aulas de educação física no contexto escolar.

O diretor do curso da Licenciatura em Educação Física do UNIFAGOC, Rômulo José Mota Júnior, explica que por meio dos movimentos corporais o professor de educação física tem a função de contextualizar tais práticas e por meio delas levar os alunos à reflexão crítica da sociedade em que está inserido, bem como, acerca da importância dos comportamentos ativos para seu desenvolvimento físico, cognitivo, psicossocial e profissional.

“Por intermédio das ações do professor de educação física em suas aulas os alunos são levados a refletir e adotar os bons hábitos para uma vida saudável e com qualidade”, ressalta o diretor.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Rômulo afirma que o professor de educação física pode atuar na educação infantil, no Ensino Fundamental I e II, no Ensino Médio e na Educação para Jovens e Adultos. Além de atuar na educação inclusiva, também é possível trabalhar em ambientes não urbanos e em comunidades e agrupamento étnicos distintos.

Para ter habilitação e poder atuar profissionalmente em qualquer uma destas áreas, é indispensável a graduação em educação física licenciatura.

“A graduação proporciona formação humanística, respaldada nos princípios éticos, além dos quesitos técnicos da área, levando o futuro profissional à compreensão holística do ser humano, alvo de nossa atuação profissional”, explica o docente.

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

Com formação ampla e completa, aliada à prática, Rômulo afirma que o curso de Licenciatura em Educação Física do UNIFAGOC é o melhor da região, pois conta com conceito nota 4 junto à avaliação do Ministério da Educação e 3 estrelas junto à avaliação do Guia de Faculdade.

Ambos resultados atestam a qualidade do curso no que diz respeito a infraestrutura física e material, corpo docente e capacitação profissional, matriz curricular e oportunidades acadêmicas, relacionamentos e formação profissional.

“No nosso curso os alunos têm contato com metodologia inovadora de ensino, acesso a laboratórios de última geração e altamente tecnológicos e, o mais importante, aulas práticas em todos os semestres, sendo estas predominante em nossa matriz. Aqui o aluno aprende ‘colocando a mão na massa’”, descreve o diretor.

Além disso os estudantes têm oportunidades de extensão universitária nas diversas áreas de atuação profissional, em todos os períodos do curso, por meio dos projetos integradores.

MERCADO DE TRABALHO

Rômulo assegura que o mercado de trabalho para o licenciado em educação física é promissor, pois nunca ficou tão evidente a importância da educação para a sociedade e no atual contexto, o professor é elo importante para o desenvolvimento educacional do país.

“Todas as escolas, nos mais diferentes níveis de ensino demandam professores de educação física em seu corpo docente. Periodicamente são promovidos concursos públicos para o cargo de professor de educação física a nível estadual e municipal”, conta o docente.

Por fim, o diretor indica que para se tornar bom profissional na área em que escolheu atuar, além da formação humana, ética e técnica que é oferecida pelo UNIFAGOC, é preciso constante atualização a níveis de cursos e pós-graduação, haja visto o dinamismo do mundo contemporâneo, nos quais as práticas corporais e as legislações educacionais estão inseridas.

Para conhecer mais sobre o curso de Licenciatura em Educação Física, confira este e-book gratuito.