Egressos da Administração UNIFAGOC têm artigos publicados em revista de ciências humanas e sociais aplicadas


Na imagem, as egressas do curso de Administração do UNIFAGOC, da esquerda para a direita, Andiara de Jesus Braga, Danielle Ferreirra de Oliveira, Isabela Santos Balbino e Amanda Lopes.

 

Os egressos do curso de Administração do UNIFAGOC Andiara de Jesus Braga, Isabela Santos Balbino, Amanda Lopes, Daniella Ferreira Oliveira e Edmilson Alves Venâncio Filho tiveram seus artigos publicados na revista científica da área de ciências humanas e sociais aplicadas, que possui qualificação CAPS, é indexada em repositórios como LATINDEX, IBICT, PKP - Public Knowledge Project, INEP, LivRe e Diadorim e possui o DOI (Identificador de Objeto Digital), Nucleus.

 

Para o professor doutor João Paulo Ciribeli que foi o orientador dos trabalhos “é um orgulho pois é o resultado de grande esforço advindo da prática acadêmica, pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias de gestão”

 

Os artigos tratam-se dos trabalhos de conclusão de curso dos ex-alunos e também contaram com a colaboração do ex-professor do UNIFAGOC Wellington de Oliveira Massard e dos também egressos Wanderson de Almeida Mendes, doutor Wesley de Almeida Mendes e Rafaela Martins Namorato. 

 

Andiara que escreveu sobre Planejamento Orçamentário Público por meio do Crédito Suplementar, revela que foi gratificante desenvolver o artigo, principalmente pelo tema ter ligação com sua área de atuação, que é o setor público. 

 

“Fazer um trabalho como esse amplia os horizontes do curso de Administração, que na maioria das vezes é mais voltado a área privada do que a pública. É muito bom poder contribuir com um trabalho assim para a área científica. Mas, melhor ainda é ser reconhecida por uma revista com a excelência da Nucleus. O UNIFAGOC, nos capacita para poder publicar artigos em revistas tão conceituadas como essa. Publicar esse artigo foi uma honra”, afirma a ex-aluna. 

 

Já para Isabela, que abordou o Capital Erótico: um Estudo de Mensuração em seu artigo, foi um desafio desenvolver o trabalho sobre o tema, visto que atualmente faltam livros, textos e bibliografias relacionadas ao assunto. 

 

“Fiquei extremamente feliz com a publicação, foi um desafio muito grande, é um tema incomum, sem muitas referências bibliográficas, e hoje ver meu trabalho sendo uma fonte de conteúdo para pesquisa me deixa com uma sensação de poder contribuir de alguma forma para a expansão do conhecimento sobre o tema", ressalta a administradora. 

 

O Marketing de Guerrilha como Ferramenta para Defesa e Promoção de Direito das Mulheres: o caso Maju e a campanha publicitária da ONG Criola foi o tema abordado pela egressa Amanda Lopes. Ela destaca que a escolha por pesquisar sobre este assunto deixou o desenvolvimento de seu trabalho mais tranquilo por ser de uma área com a qual sempre se identificou.  

 

“Fiquei bastante feliz, desde o início eu acreditei nesse artigo, tive sempre o apoio do meu orientador e fizemos um trabalho maravilhoso. O tema é bem forte, atual e diferente do que eu já tinha visto, por isso, depositei todo meu esforço durante a produção e receber a notícia da publicação em uma conceituada revista, me fez sentir a sensação de dever cumprido, que não fiz um trabalho apenas para concluir minha graduação", declara Amanda. 

 

Os outros dois artigos que também foram publicados na revista Nucleus abordaram os temas Inbound Marketing e Campanhas Patrocinadas: O Uso do Facebook como Ferramenta de Visibilidade, de autoria da egressa Daniella Ferreira de Oliveira e O Olho do Dono Engorda o Gado? Relação entre a Presença do Dono no meio da produção e a Produtividade, desenvolvido pelo ex-aluno Edmilson Alves Venâncio Filho. 

 

"Sem dúvida, esse retorno comprova a qualidade do ensino oferecido pelo curso de Administração, pois para que o artigo seja aceito e publicado é necessário que ele tenha todo o rigor científico e metodológico, além de passar pela avaliação às cegas de no mínimo dois professores pesquisadores da área. Como professor e orientador fico feliz em poder fazer parte da equipe do curso de Administração e da família UNIFAGOC pois buscam a excelência no ensino", conclui João Paulo Ciribeli.

 

Professor e orientador dos artigos publicados, doutor João Paulo Ciribeli