Especialidades médicas: conheça as 20 principais e suas características

Conheça neste artigo as 20 principais especialidades médicas, saiba qual o tempo de residência de cada uma, a área de atuação e entenda melhor como esses profissionais atuam na prevenção e tratamento de diferentes áreas do corpo humano e suas patologias.


Conheça neste artigo as 20 principais especialidades médicas, saiba qual o tempo de residência de cada uma, a área de atuação e entenda melhor como esses profissionais atuam na prevenção e tratamento de diferentes áreas do corpo humano e suas patologias.

Como funcionam as especialidades médicas?

As especialidades médicas precisam ser filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB) para serem reconhecidas, assim como as áreas de atuação médica (reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina - CFM). 

A AMB conta com 27 associações médicas estaduais e 396 associações regionais. Também concede, desde 1958, o Título de Especialista aos médicos aprovados nas avaliações práticas e teóricas extremamente rigorosas. 

Para realizar uma residência média é preciso, antes disso, finalizar a graduação em Medicina. 

Residência Médica e Título de Especialista

É possível se profissionalizar em uma especialidade médica através da Residência Médica, regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela prova de títulos da AMB. 

Então, para atuar em uma das especialidades médicas reconhecidas no Brasil, o CFM, através dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM), só concede o Certificado de Registro de Qualificação de Especialista para os profissionais com:

  • o certificado de conclusão de Residência Médica da CNRM;

  • Título de Especialista da Associação ou Sociedade filiada à AMB relacionada à área.

Os médicos podem usar qualquer um dos dois documentos para registrar-se no CRM como especialista, incluindo podendo acumular ambas certificações, mas elas não possuem a mesma natureza. 

Abaixo, incluímos as principais especialidades médicas no Brasil reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. 

Principais especialidades médicas no Brasil

Alergia e Imunologia

A área de Alergia e Imunologia foca no diagnóstico e no tratamento de doenças alérgicas. Os profissionais trabalham com o sistema imune e com o diagnóstico e identificação das patologias e seus diferentes graus no organismo dos pacientes.

A residência em Alergia e Imunologia leva 2 anos. Você pode conferir aqui o site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. 

Anestesiologista

Os anestesiologistas são os profissionais que atuam no pré e no pós-operatório, trabalhando com a aplicação de medicamentos que mitiguem os efeitos da dor durante os procedimentos. 

Por lidarem com dosagens extremamente precisas e, muitas vezes, operações de risco, são altamente requisitados e passam por avaliações rigorosas. Com isso, a residência médica de anestesiologia dura 3 anos. Para saber mais sobre os profissionais no país, é possível acessar o site da Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Dermatologia

Os dermatologistas são os profissionais responsáveis por procedimentos clínicos e cirúrgicos nos tecidos do corpo como pele, cabelos e unhas. Essa área exige grande contato com pacientes e possui atuação em diferentes locais, incluindo hospitais, ambulatórios, consultórios e clínicas. 

A residência médica de dermatologia dura 3 anos. A área pode ter atuação estética ou de combate a doenças e lesões.

Infectologia

Os infectologistas são profissionais encarregados do diagnóstico de doenças envolvendo patógenos de vírus, bactérias, fungos e outros mais. São extremamente importantes e normalmente trabalham dentro de hospitais e laboratórios. A residência na área dura 3 anos. 

Cardiologia

O cardiologista é o profissional focado no diagnóstico precoce de doenças no coração, atuando na prevenção de doenças no sistema circulatório como um todo, na musculatura cardíaca e no próprio coração.

A residência médica de cardiologia dura 2 anos, e os profissionais são sempre requisitados em hospitais, clínicas e consultórios. 

Especialista em Cirurgia Cardiovascular

A especialidade em cirurgia cardiovascular é uma intersecção entre a Cardiologia e a Cirurgia Geral em que se exige o conhecimento de tecnologias de videoendoscopia torácica e robôs inteligentes. 

Os profissionais precisam ser altamente qualificados e a formação dura 5 anos. É possível saber mais sobre a atuação dos cirurgiões cardiovasculares no site da Sociedade Brasileira dessa área. 

Neurologia

Os neurologistas trabalham com as patologias e condições ligadas ao sistema nervoso, sendo essa uma das atuações mais delicadas e com maior exigência de precisão e treinamento. 

São 3 anos de residência em neurologia e um 4º ano opcional para garantir a certificação em neurofisiologia clínica. É possível atuar em hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios. Para a especialização de neurocirurgia são necessários mais 5 anos.

Cirurgia Plástica

Os cirurgiões plásticos trabalham com alterações na aparência física dos pacientes em diferentes regiões do corpo, e atuam em procedimentos de reparação, reconstrução de trauma, patologias e na área estética. O Brasil, inclusive, é o maior país do mundo na parte de alterações estéticas.

São necessários 6 anos de residência para essa especialização: 3 anos para cirurgia plástica e mais 3 anos para cirurgia geral. 

Ortopedia

Os ortopedistas são os profissionais especializados no movimento e sustentação do corpo com especial atenção para articulações, músculos, nervos, ligamentos, tendões e ossos. A residência em Ortopedia dura 3 anos. 

Psiquiatria

Os psiquiatras são os profissionais atuando no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças psicossociais como depressão, ansiedade, transtorno borderline, esquizofrenia e outros mais.

A residência na área dura 3 anos, com um 4º ano opcional para uma subespecialidade (psiquiatria infantil, geriátrica, psicoterapia, psiquiatria forense, Álcool e Drogas). 

Geriatria

O geriatra é um especialista médico focado no cuidado de idosos. Essa área se integra à Gerontologia com o instrumental específico para promover a saúde e a prevenção e tratamento de doenças em idosos, além da reabilitação funcional e cuidados paliativos. 

A residência na área leva 2 anos e é possível encontrar mais informações no site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Ginecologia e Obstetrícia

Essa área cuida da saúde do sistema reprodutor da mulher e a acompanha no momento da gravidez e do parto. É comum que profissionais na área comecem a trabalhar com ginecologia e migrem posteriormente para Obstetrícia (contudo, essa não é a única subespecialidade). 

A residência na área dura 3 anos e é possível saber mais sobre a especialidade médica no site da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia. 

Mastologia

A mastologia, também conhecida como senologia, é uma especialidade médica voltada para o estudo das glândulas mamárias. Essa especialização foca no estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças da mama, e tem residência médica de 2 anos. 

É possível encontrar mais detalhes sobre a atuação dos profissionais no site da Sociedade Brasileira de Mastologia. 

Oftalmologia

Os oftalmologistas são profissionais que estudam e tratam as doenças e patologias relacionadas ao olho, nervo óptico, à refração, e aos anexos do sistema de visão. Os oftalmologistas podem realizar cirurgias, prescrever tratamentos e realizar correções em distúrbios de visão. 

A residência na área tem duração de 3 anos e é possível encontrar mais informações no site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 

Otorrinolaringologia

O otorrinolaringologista é o profissional que atua no cuidado do nariz, seios da face, garganta e ouvidos, além de poder atuar no cuidado da cabeça e do pescoço como um todo. 

Esses profissionais passam por uma residência de 3 anos e é possível encontrar mais informações sobre a atuação no site da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. 

Pediatria

O pediatra é especialista no atendimento e assistência às crianças e adolescentes dentro da atuação preventiva e curativa. Atuam em hospitais, clínicas e consultórios. 

A residência em pediatria dura 3 anos e é possível encontrar mais informações no site da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Os radiologistas utilizam, como o próprio nome indica, de radiações químicas para realizar diagnósticos, controle e tratamento de doenças. Essa tecnologia permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas com o uso de energia radioativa para geração de imagens. 

A formação na área pede residência de 3 anos e é possível encontrar mais informações no site do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Normalmente, esses profissionais atuam em hospitais e laboratórios. 

Reumatologia

A reumatologia é a área que trabalha com doenças nos tecidos conjuntivos, incluindo as articulações, os ossos, músculos, tendões e ligamentos. Esses profissionais focam nas patologias chamadas de doenças reumáticas. 

A residência em reumatologia dura 2 anos e é possível encontrar mais informações no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia

Urologia

O urologista é o profissional que trabalha com o trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor de pessoas do sexo masculino. Os urologistas tratam e acompanham os pacientes com distúrbios urológicos, doenças no trato urinário, doenças sexualmente transmissíveis e mais. 

A urologia tem residência médica de 3 anos e é possível encontrar mais informações sobre a área no site da Sociedade Brasileira de Urologia. 

Como fazer a residência?

Quem ainda tem dúvidas sobre as especialidades médicas e suas atuações pode consultar os professores e diretores da faculdade de medicina onde estuda. 

Esses profissionais poderão indicar os melhores hospitais para residência e elucidar os passos necessários para entrar em contato com as Sociedades, Conselhos e Associações médicas regionais por todo Brasil. 

Para mais informações sobre a área de Medicina, acesse nosso blog.