"Ética e Atuação Profissional" foi o tema da I Semana de Psicologia

Ética e Atuação Profissional” foi a temática escolhida para a l Semana de Psicologia da Fagoc. O evento promovido pelo curso de Psicologia da instituição aconteceu no Auditório Ary Barroso entre os dias 18 e 22 de junho.

A programação do l Semana de Psicologia foi aberta com mesa redonda sobre os Desafios do Profissional da Psicologia na Atualidade, conduzida pelas psicólogas Eriane Pimenta e Elizabeth Lacerda. Ainda no primeiro dia, foi apresentada a Mostra Fotográfica, que ficou em exposição durante todo o evento.

Mesa redonda com as psicólogas Eriane Pimenta e Elizabeth Lacerda

Na abertura do segundo dia de evento foi exibida a peça teatral “MACABRE”. Em seguida, foi lançado o livro “Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidade”, comentado pela professora de psicologia da Fagoc Gabriela Meireles, responsável por escrever um capítulo da obra de Marlucy Alves Paraíso e Maria Carolina da Silva Caldeira. A palestra “Religiosidade e Espiritualidade como dimensão e valorização da vida”, ministrada pela professora Pedrita Paulino, finalizou a noite.

Elenco da peça "MACABRE"

Professora de Psicologia da Fagoc, Gabriela Meireles

Professora de Psicologia da Fagoc Pedrita Paulino

No dia 20, o auditório recebeu o lançamento do livro “Colcha de Retalhos” de José Renê, paciente do Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS lll AD) de Ubá, junto com a exposição de quadros do CAPS lll. O filme “Vem jogar com a gente” e a peça “Sentidos do cotidiano” produzidos pelos alunos, encerraram o terceiro dia.

Autor do livro "Colcha de Retalhos", José Renê

A Semana de Psicologia promoveu também uma mostra de vídeos curtas metragens produzida por alunos do curso, além de oficinas distribuídas nas salas do campus, conduzidas por profissionais da área.

Oficina "A atuação do psicólogo na instituição de longa permanência para idosos" - Gabriel Caputo

Oficina "A meditação como ferramenta na prática psicológica" - Marcela Corbelli

Confira aqui mas fotos das oficinas.

A Mostra Fotográfica dos alunos, exposta no campus da faculdade durante todos os dias de evento, trataram sobre:

• A história da psicologia no Brasil
  • A obesidade sob o olhar biopsicossocial
  • É tudo família…
  • Cérebro e a sensorialidade
  • Diagnóstico diferencial nas crenças religiosas sob a perspectiva de jung
  • Discriminação com as minorias
  • Diferenças do Olhar e do Ver
  • Identidade
  • Já tomou sua medicação hoje?
  • Multiplicidade na adolescência
  • Subjetividade Coletiva
  • O alcoolismo e o relacionamento familiar
  • Padrão de beleza
  • Realidade social retratada
  • Ser homem, viver o risco
  • Seu corpo fala. Escute-o!
  • Sexualidade
  • Transtornos alimentares na adolescência
  • Transtornos alimentares: bulimia e anorexia
  • Todas as formas de amar
  • Um olhar sobre o autismo
  • Os grupos minoritários na construção social: uma relação de (in)tolerância

Confira aqui mais fotos do evento.