Ex-alunas da Psicologia UNIFAGOC conquistam emprego no início da carreira profissional

Após concluir a graduação, é a hora de uma nova etapa da vida profissional que é o mercado de trabalho. Por isso, a experiência obtida ao durante os anos de estudo é importante para conquistar uma vaga. As recém-formadas pelo curso de Psicologia do UNIFAGOC Meire Gomes, Thayná Moreira, Rafaela Ferreira e Fabrícia Lakitini se destacaram em suas trajetórias acadêmicas e foram convidadas pela professora Jaqueline Toledo para integrar o time de psicólogos do Instituto Educacional Intera+ .

Jaqueline que também é supervisora do estágio clínico da graduação conta que por meio da atuação próxima com os alunos, pode reconhecer aqueles que se sobressaíram durante a graduação pelo viés da postura responsável, dedicada e de ética em suas formações para compor a equipe.

“Cada profissão precisa que o profissional tenha algo a doar de si mesmo, além de uma técnica ou mera oportunidade. Na psicologia, esse algo é o sujeito ser alguém que com empatia sabe posicionar-se de forma altamente respeitosa diante de sua própria vida. Por isso a vida acadêmica é um lugar único de construção, a vida profissional é um contínuo. Acreditamos que a educação tem um apelo forte pela contribuição da psicologia e da psicopedagogia, e não nos exitamos em fazer essa junção no projeto. Por outro lado, foi estratégico trazer profissionais recém-formados pois acreditamos que possamos crescer juntos, firmando um perfil inovador para cidade de Ubá", afirma Jaqueline.

Idealizado por Jaqueline e pelos professores Gilson Toledo e Alessandra Labanca, o Intera+ é um projeto que atua por meio de um método exclusivo com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental até a graduação tanto na intervenção psicopedagógica quanto psicológica.

Para a ex-aluna Rafaela, "a experiência de trabalhar no instituto é muito gratificante, é uma equipe multidisciplinar e competente, isso possibilita trocas de experiências e um atendimento mais direcionado para quem procura o serviço. Como egressa do curso de Psicologia do UNIFAGOC e com um olhar de Orientadora Profissional, posso dizer que o curso me deu amparo não só acadêmico, mas possibilitou uma rede de contato com os professores que serão sempre referência para mim. A carreira sempre haverá desafios independente do estágio que ela se encontra, mas ter um foco e ter com quem contar faz toda a diferença. Inclusive, com a orientação profissional eu aprendi que a carreira é sempre um caminho”

Ex-aluna do curso de Psicologia do UNIFAGOC Rafaela Ferreira

“O curso nos dá ferramentas e oportunidades incríveis para nos prepararmos para o início da carreira. Os conteúdos dados em sala de aula, as possibilidades de estágios proporcionadas são enriquecedoras, o que nos possibilita vivenciar na prática o trabalho do profissional de Psicologia. Considero muito importante a interação e apoio dos professores que existe no Centro Universitário. Hoje, tenho a oportunidade de trabalhar com uma equipe excelente, onde posso realizar meu trabalho de Psicoterapia com ênfase em transtornos alimentares", completa Meire.

Ex-aluna do curso de Psicologia do UNIFAGOC Meire Gomes

Thayná destaca que “o fato de começarmos o estágio desde o quarto período, possuirmos o Centro de Pesquisa e Práticas em Psicologia Nise da Silveira e podermos atuar em diferentes áreas da psicologia propicia que a comunidade conheça o nosso trabalho, abrindo portas do mercado de trabalho. Fazer parte de uma equipe como a do Intera+ é muito gratificante e propicia uma vivência diferente. Por ser composta por profissionais de diferentes áreas de atuação e que conversam entre si, possibilita ter uma troca de saberes e, ao final, ter um trabalho diferenciado"

Ex-aluna do curso de Psicologia do UNIFAGOC Thayná Moreira

Jaqueline ainda salienta que o momento de pandemia vivido atualmente impactou na procura pelos profissionais da psicologia devido ao "grande impacto emocional gerado na saúde dos indivíduos e famílias. Assim, tem mostrado ser um momento oportuno de crescimento para aqueles que estão preparados.”

“A psicologia na pandemia oferece o auxílio que muitas pessoas precisam para lidar com a montanha russa de sentimentos e emoções que estão enfrentando. A possibilidade do atendimento online, gera um acolhimento positivo durante o isolamento, assim como proporcionam a continuidade das terapias já iniciadas, oportunizando o bem estar geral, e a busca pela saúde mental por meio do enfrentamento dos conflitos psíquicos. Considerando todas as questões citadas, a pandemia não interferiu negativamente no mercado de trabalho do psicólogo, somente possibilitou que fosse mais difundida a possibilidade que já era regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil", ressalta Fabrícia.

Ex-aluna do curso de Psicologia do UNIFAGOC Fabrícia Lakitini