Fagoc promove comemoração ao Centenário do escritor ubaense Antonio Olinto

Ações fazem parte da celebração de 20 anos da faculdade. Concursos culturais com estudantes das escolas de Ubá estão entre ações previstas para comemoração.

Centenário de nascimento do escritor ubaense e membro imortal da Academia Brasileira de Letras, Antonio Olinto, é celebrado com concursos culturais e reedição de livro escrito em sua homenagem. ? Foto: Arquivo Núcleo de Comunicação Fagoc

A Fagoc, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ubá e da Superintendência Regional de Ensino, prepara uma série de ações em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Antonio Olinto, que é celebrado neste ano de 2019.

Entre as atividades, estão previstos concursos culturais para alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Ubá de escolas públicas e privadas. Os estudantes terão o desafios de produzir poesias, fotografias e até narrativas para histórias em quadrinhos baseadas nas obras de Antonio Olinto. O resultado será divulgado no dia 10 de maio - data exata do centenário - durante uma solenidade realizada na Fagoc.

Os trabalhos premiados serão reunidos em uma exposição realizada em setembro, mês que marca 10 anos da morte de Olinto. Na ocasião, será lançada a segunda edição do livro “São eu, estas coisas”, de autoria da professora da Fagoc Cláudia Condé, que traz histórias do escritor e membro imortal da Academia Brasileira de Letras.

Além de homenagear Antonio Olinto, as iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade à obra do autor tanto no ambiente acadêmico da faculdade quanto na comunidade, a fim de destacar sua importância para o engrandecimento da Língua Portuguesa e da cultura mineira.

A Professora Cláudia Condé ao lado de Antônio Olinto no lançamento da 1ª edição do livro ?São eu, estas coisas?, em 2009. ? Foto: Arquivo Núcleo de Comunicação Fagoc

A Professora Cláudia Condé ao lado de Antônio Olinto no lançamento da 1ª edição do livro “São eu, estas coisas”, em 2009. — Foto: Arquivo Núcleo de Comunicação Fagoc

“O ilustre ubaense Antônio Olinto merece todos os nossos aplausos e todas as nossas homenagens, por ser um dos mais notáveis escritores brasileiros, figurando entre os mais importantes intelectuais do país e do mundo. Traduzido em mais de 35 idiomas, Olinto contribui, dessa forma, para divulgar nossa cultura, nossa literatura e nossa gente em todos os cantos do mundo”, afirma Cláudia, que é uma das organizadoras das comemorações.

A comemoração do centenário de nascimento de Antonio Olinto também faz parte das ações que celebram os 20 anos da Fagoc. O autor prestigiou várias atividades da instituição de ensino, cuja biblioteca tem o seu nome. “Nada mais natural que se reforce a parceria estabelecida entre o escritor e a entidade”, defende Cláudia.

Outras informações sobre essas iniciativas bem como o edital dos concursos serão divulgados no site da Fagoc em breve.