Fagoc realiza 1ª Gincana Jurídica para os calouros de Direito

Os calouros do curso de Direito da Fagoc participaram, no sábado (07), da primeira Gincana Jurídica da instituição. O evento teve por objetivo promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas lecionadas no primeiro período e, principalmente, revisar e ratificar o conteúdo abordado em sala de aula de uma forma divertida.

gincana jurídica fagoc
Professores que participaram da Gincana (da esquerda para direita): Tatiana Costa Coelho, Fabio Baião, Bruno Salles Mattos, Rubens Caneschi, Carlos Augusto Murrer, Bruno Squizzato e Clarissa Machado.

E diversão foi o que não faltou. A Gincana foi dividida em quatro etapas, sendo elas:

Imagine a ação, me convença, caça ao tesouro e passa ou repassa, com direito a torta na cara. Na primeira, os professores deram temas jurídicos para que os estudantes pudessem os convencer por meio de desenhos ou mimica. Depois, a proposta era defender um tema sugerido por um professor que ainda não leciona para a turma. A etapa de caça ao tesouro movimentou a competição, uma vez que algumas dicas foram espalhadas pelo campus da Fagoc para que os acadêmicos as encontrassem para formar uma frase. Por fim, eles tiveram que responder perguntas objetivas no estilo passa ou repassa: o mais rápido e que respondesse corretamente ganhava o direito de sujar o colega com uma “torta na cara”.

gincana jurídica direito fagoc

Clique aqui e confira todas as fotos tiradas pelo calouro de Direito Rodrigo Augusto Soares.

Os alunos foram divididos em equipes e, além do certificado de participação na Gincana, todos ganharam horas complementares. A estudante Ludimila Marinho afirma que um evento como esse contribui para o pensamento coletivo.

“Acho fundamental aprendermos a trabalhar em equipe desde cedo, respeitando o ponto de vista do outro e escolhendo a melhor alternativa! Tivemos a oportunidade de treinar a oratória, o dinamismo e a tomada de decisão. Acredito que a união da nossa equipe, que começou semanas antes do dia da gincana, nos ajudou muito em todas as provas!”, avalia Ludimila que integrou a equipe Erga Mitos, vencedora da Gincana.

gincana jurídica fagoc
Além de Ludimilia, a equipe rosa foi formada pelos alunos: Marcos Vinícius, Evaldinho, Sander, Juninho, Laura, Sarah, Adilaine, Professora Tati, Linicker, Gabriel, Rodrigo, Edmilson, Bruno, Matheus e Jorge.

De acordo com a professora Clarissa Machado esse tipo de iniciativa alia dois anseios: a busca pelo saber e a vontade de ganhar. “A consequência dessa junção resulta em uma fixação de conteúdo mais eficaz, além de formar um profissional melhor”, defende. A docente, no vídeo abaixo, fala mais da importância dessa metodologia de aprendizado nos dias atuais…