Professor e aluna da Fagoc representarão Minas Gerais no Congresso Nacional de Psicologia

O professor Dr. Luiz Claudio Ferreira Alves e a aluna do terceiro período de Psicologia da Fagoc Cecília Segheto Reis representarão o estado de Minas Gerais na 9ª edição do Congresso Nacional de Psicologia, que acontecerá em Brasília entre 16 e 19 de junho. O docente e a estudante foram eleitos como Delegados durante o Congresso Regional - COREP - que aconteceu em Belo Horizonte, nos dias 29 a 1ª de maio.

Para o professor Luiz Claudio, “o evento foi uma oportunidade de sabermos qual o estado da arte da Psicologia Ciência e Profissão em Minas e tentar influir a partir de nossa realidade com a Psicologia brasileira, uma vez que as aprovações no Congresso serão levadas, discutidas e votadas para compor as ações do Conselho Federal de Psicologia para os próximos anos”, explica.

Representando todos os estudantes do estado, Cecília afirma estar lisonjeada.

Minha participação no evento será determinada a fazer valer as propostas que nossas alunas e alunos elaboraram nas Pré-COREPs, trazendo à tona as questões que mais nos atingem enquanto psicólogas e psicólogos em formação. É uma grande responsabilidade, que pretendo assumir de forma respeitosa e sempre com a consciência de estar falando por plurais estudantes, da Fagoc e de nosso estado".

A estudante contou como foi escolhida:

O Congresso Brasileiro passa por três etapas: A microrregional (Pré-COREP), que aconteceu em Ubá, na qual fui eleita delegada estudantil suplente, votada entre as alunas e alunos e profissionais psicólogas e psicólogos presentes; a etapa regional (COREP), em Belo Horizonte, onde fui eleita a delegada estudantil como representante mineira, em votação entre as delegadas e delegados estudantes microrregionais; e a etapa nacional, que acontecerá em Brasília, é onde estarei presente representando todas as estudantes e estudantes de psicologia de Minas Gerais.

Cecília fala também da importância do evento para sua formação acadêmica.

O Congresso Brasileiro é um espaço de discussão e proposição de frentes de atuação e dos novos rumos da psicologia ciência e profissão em nosso país. A representatividade estudantil se faz muito importante nesse evento por dar voz às alunas e alunos no que compete à nossa formação, pela qual lutamos para que seja uma formação participativa, democrática, e que forme cidadãs e cidadãos politicamente conscientes e éticos, construindo uma psicologia comprometida com a sociedade e os direitos humanos.

congresso nacional de psicologia

Congresso Nacional de Psicologia

A nona edição do CNP terá como tema Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária. Durante o evento, as delegações estaduais votam as propostas aprovadas nos COREPs. O conjunto de propostas aprovadas servirá de diretriz política para a atuação do Sistema Conselhos no próximo triênio, de 2016 a 2019.