Formar professores para o Atendimento Educacional Especializado de qualidade é um dos objetivos do curso EAD de Educação Especial Inclusiva do UNIFAGOC


 

Se já é graduado em alguma licenciatura e deseja ampliar suas áreas de atuação dentro do Magistério, o curso EAD de Educação Especial Inclusiva - 2ª licenciatura é a escolha certa para avançar mais uma etapa em sua carreira profissional.

 

Com duração de 1 ano, aulas 100% online e provas presenciais, o curso tem como público-alvo professores da educação básica da rede municipal, estadual e particular, com diploma de licenciatura em qualquer área do conhecimento.

 

RELEVÂNCIA

 

Adriana Maria Vieira Mollica, diretora do curso de Educação Especial Inclusiva do UNIFAGOC, explica que incluir é integrar e abranger a todos, sem exceção e que a educação inclusiva integra os alunos com deficiências, em escolas regulares, por meio de abordagem humanística.

 

A diretora destaca que a escola quase sempre representa o primeiro contato social das crianças depois da família, dessa forma, as diferenças de opiniões, crenças e valores encontradas nesse ambiente são bastante ricas para formar o caráter de cada um desde cedo.

 

“Ao incluir alunos com necessidades distintas, esses pilares serão ainda mais trabalhados no dia a dia das crianças. Cada uma perceberá aos poucos algo que está muito alta hoje, a singularidade do ser? humano. Por isso, no contexto atual, esse tipo de abordagem é fundamental para incentivar as competências interpessoais e socioemocionais”, ressalta Adriana.

 

Segundo a docente, a questão da diversidade e singularidade, quando incorporadas nas escolas, permite também que o bullying seja tratado em sua causa raiz, assim, a educação inclusiva oferece visão de mundo diferenciada, fazendo com que o aluno saia de sua bolha e passe a ter mais consciência de quem o cerca.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Visando preparar o profissional para atuar qualificado no meio educacional inclusivo, o curso EAD de Segunda Licenciatura em Educação Especial do UNIFAGOC conta com formação ética, crítica e reflexiva frente às diferentes situações educacionais que contemplem o alunado da Educação Especial.

 

Adriana aponta que o profissional poderá atuar nas escolas de ensino regular, na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, atuando de forma transversal nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. 

 

“Poderá atuar também em serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino regular, em parceria com os professores da classe comum, sob a forma de ensino colaborativo e orientações pedagógicas”, afirma a diretora.

 

Outras possibilidades de atuação são na docência em instituições de ensino especial; junto a equipes de ensino comum e/ou especial, em serviços de consultoria colaborativa; em serviços de apoio pedagógico especializado, ofertados em classes hospitalares, nos serviços de ensino itinerante ou domiciliar, e, por fim, na gestão escolar na instituição de ensino especial.

 

“Ainda é possível trabalhar em serviços especializados de interpretação de linguagens e códigos, tais como as que envolvem a Língua Brasileira de Sinais, o sistema Braille ou outros sistemas de comunicação alternativa aumentativa, utilizados por pessoas com deficiências ou transtornos globais de desenvolvimento”, lembra a docente.

 

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

 

Com foco na formação de excelência e também pensando no bem-estar dos estudantes o UNIFAGOC oferece, por meio dos cursos de Ensino a Distância, mais inovaçãoflexibilidade e experiência.

 

O curso conta com corpo docente formado por mestres e doutores à disposição na sala de aula, tutor de aprendizagem, que acompanhará o desempenho do aluno na plataforma, tutor de acompanhamento, que será responsável por solucionar possíveis dúvidas sobre o acesso, aprendizagem baseada em projetosacesso às bibliotecas física e virtual, além da qualidade na prestação do serviço educacional oferecido em todos os cursos da instituição. 

 

“O perfil profissional do acadêmico a ser formado no UNIFAGOC aponta como competências importantes ao aluno: aprender de forma autônoma e contínua; produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologia, serviços e produtos; empreender formas diversificadas de atuação profissional; atuar multi/inter/transdisciplinarmente; comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, dentre outros”, comenta Adriana.

 

É importante ressaltar que ao ingressar no curso EAD de Segunda Licenciatura em Educação Especial do UNIFAGOC, o profissional poderá receber a nova titulação em até um ano, e, dessa forma, expandir suas oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo de obter ampliação salarial.

 

PRÁTICAS E PROJETO INTEGRADOR

 

Mollica explica que o curso conta com disciplinas de Práticas e de Projeto Integrador, as disciplinas de Práticas pretendem suscitar reflexões para que os professores percebam que a inclusão é possível, mas que se faz necessário compreender a diversidade que caracteriza esse grupo, bem como especificidades inerentes a cada pessoa.

 

“Nas Práticas, os alunos deverão elaborar atividades como jogos e brinquedos, a serem aplicadas a alunos com deficiência visando contribuir para que o ensino aprendizagem ocorra de forma lúdica e prazerosa. Tais disciplinas visam também ao estudo de formas de avaliação inclusiva e adaptação de material destinado ao público-alvo da Educação Especial”, conta a diretora.

 

Segundo Adriana, a disciplina de Projeto Integrador visa proporcionar maior integração entre as diversas áreas do conhecimento, os conteúdos de cada disciplina e os estudantes, e se propõe a auxiliar o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes por meio da relação que pretende fazer entre a teoria e a prática para fortalecer o aprendizado dos discentes.

 

“Pode ser considerada uma das atividades mais importantes do curso, visto que tem a capacidade de unir teoria e prática ao mesmo tempo. O seu conteúdo precisa ser formulado com início, meio e fim, considerando sempre as técnicas de planejamento, organização e execução. Independente do tema, o projeto deve atingir um objetivo ou propor solução para um problema”, conclui Mollica.