Home Office UNIFAGOC: TI garante suporte remoto para sistemas da instituição

Com a escala de Home Office adotada pelo UNIFAGOC, a equipe de Tecnologia da Informação da instituição, além de adaptar as demandas do setor para a nova rotina, foi responsável pela preparação da estrutura remota para que tanto os colaboradores quanto os alunos mantivessem suas atividades e estudos de casa.

O coordenador do TI do UNIFAGOC, Saulo Campos, conta que o investimento constante em tecnologia, feito pelo Centro Universitário,  foi um dos fatores que facilitou a implementação do regime.

“Foi necessário uma rápida adaptação de todos. A semana que antecedeu ao home office, nosso TI trabalhou incessantemente para preparar uma estrutura de trabalho eficiente e segura para todos. Hoje contamos com datacenter próprio, um sistema acadêmico próprio, com suporte a ensino a distância e uma equipe de TI muito qualificada. Mesmo antes da pandemia já aplicávamos todo esse aparato tecnológico em nossos processos. Isso tudo permitiu uma rápida adaptação e implementação de um regime 100% remoto. Tanto na parte administrativa quanto acadêmica”, revela Saulo.

Coordenador do setor de Tecnologia da Informação do UNIFAGOC, Saulo Campos.

O coordenador ainda destaca que os servidores foram configurados para suportar o acesso dos colaboradores. Ainda foi criado um canal de comunicação direta com o setor de TI para suporte técnico com extensão do horário de atendimento. Também foram preparados equipamentos de informática e implantadas ferramentas que permitem a realização de videoconferências, troca de imagens, apresentações remotas, entre outras funções necessárias ao dia a dia de trabalho.

“O TI tem uma certa familiaridade com o estilo de trabalho remoto. Assim, todos os dias nos reunimos para alinharmos os pontos de obstrução do dia anterior e definirmos o desenvolvimento do dia que se inicia. Além disso, mantemos nossos canais de comunicação digitais online o tempo todo. Dessa forma, ao aparecer qualquer dúvida, nossos colaboradores podem imediatamente entrar em contato com os outros membros da equipe", completa o supervisor de desenvolvimento Carlos Roberto Barreto.

Supervisor de desenvolvimento do UNIFAGOC, Carlos Roberto Barreto, em reunião com o setor de TI.

O colaborador Guilherme Cordeiro, afirma que a adaptação do setor para o home office “foi bem tranquila, principalmente por conhecermos bem as ferramentas que estamos usando. No início estávamos tendo uma demanda maior que o comum, principalmente por passarmos a realizar atendimento remoto para alunos e professores que não tinham o costume de usar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Como conseguimos manter o bom funcionamento do site comvoce.unifagoc.edu.br, temos conseguido retorno legal pelo chat, tanto dos alunos, quanto dos colaboradores”.

Colaborador responsável pelo suporte do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, Guilherme Cordeiro.

Para a supervisora de redes e suporte, Natália de Oliveira, "foi uma medida assertiva, a fim de levar a possibilidade de continuidade dos serviços da instituição durante este período de distanciamento social. Todos ganham com isso. A instituição continua conseguindo prestar o serviço aos alunos e os colaboradores conseguem deixar seu trabalho em dia. Cada vez mais vamos convergir para esse cenário onde mesmo durante um período tão difícil de distanciamento social, as empresas e seus colaboradores ainda assim conseguem ser produtivos”, completa.

Supervisora de redes e suporte, Natália de Oliveira.

Vale destacar que os outros setores da instituição também seguem realizando as atividades remotamente. É possível entrar em contato por meio do Chat, disponível na central de atendimento online comvoce.unifagoc.edu.br, whatsapp: (32) 99810-5600, e-mail: faleconosco@unifagoc.edu.br, telefone: 0800 037 5600Facebook ou Instagram @unifagoc.