IFMSA UNIFAGOC promove doação de agasalho e alimento a pessoas em situação de rua

O Comitê da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) Brasil UNIFAGOC promoveu, no dia 23 de junho, uma ação junto a pessoas em situação de rua no município de Ubá (MG). Acadêmicos do curso de Medicina do UNIFAGOC entregaram agasalhos e ofereceram uma refeição aos participantes. A iniciativa aconteceu em dois pontos da cidade: Praça Guido Marlieri e Praça Nilton Carneiro (em frente ao Supermercado BH).

A abordagem da inciativa foi definida junto da equipe do Centro POP, entidade pública que fornece assistência a pessoas que vivem em situação de rua. Para a coordenadora da instituição, Dalila da Silva, atividades do gênero trazem muitos benefícios para os usuários do POP. “Essa aproximação dos estudantes de Medicina faz com que tenham um acesso melhor ao serviço de saúde também; que consigam tirar as dúvidas”, afirma.

Clique aqui e confira as fotos.

Durante a ação, os estudantes também levaram orientação a respeito da Tuberculose e coletaram algumas informações por meio de um questionário preenchido pelos participantes. De acordo com a organização, os dados coletados serão apresentados durante a Assembleia Geral da IFMSA Brasil, além de serem usados para uma pesquisa científica posteriormente.

“Essas pessoas estão vulneráveis a diversas doenças que mais acometem no frio, como a tuberculose, e por isso vi a pertinência da abordagem de cunho informativo e social”, explica a aluna de Medicina e coordenadora geral de intercâmbios da IFMSA, Sabrina Kaori Hukuda.

O curso de Nutrição do UNIFAGOC foi o parceiro da iniciativa, que por meio por meio de representantes do corpo docente e discente, responsabilizou-se pela produção do Feijão amigo servido na ação. A intervenção contou ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Liga Acadêmica de Neurocirurgia, Neurologia e Neuroanatomia (LAN) UNIFAGOC, Atlética de Medicina UNIFAGOC e Diretório Acadêmico de Medicina UNIFAGOC.