II Semana da Enfermagem UNIFAGOC aborda o protagonismo da profissão no acesso à saúde


A segunda Semana da Enfermagem do UNIFAGOC foi realizada de 11 a 13 de maio, no auditório Ary Barroso, campus da instituição. O evento reuniu alunos e professores da graduação, autoridades convidadas e profissionais de enfermagem de Ubá e da região. Abaixo, confira as galerias por dia do evento. 

 

Fotos dia 01

Fotos dia 02

Fotos dia 03

 

A abertura do evento foi marcada pela Cerimônia da Lâmpada, que simboliza o início das atividades práticas e o compromisso dos futuros enfermeiros em manter acesa a chama da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano, explicou a diretora da graduação, Fance Coelho. 

 

A enfermeira Mônica Pacheco foi convidada para acender a lâmpada que foi passada dos alunos Poliana Angelina Hilário da Silva e Maxwuell Eurico Cocati para a acadêmica Kerolyne Alves Madeira. 

 

 

A noite do primeiro dia contou também com a participação do enfermeiro Daniel Egypto, que ministrou a palestra A Carreira de Um Enfermeiro nos Estados Unidos, de forma remota. Em seguida, foi a vez da enfermeira Carla Ferreira Pinto, que palestrou sobre Como Liderar para Conquistar e Entender a sua Equipe. 

 

 

A Entrega dos Pijamas Cirúrgicos para os alunos do sétimo período da graduação abriu a programação da noite do segundo dia. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com o tema Atuação da Enfermagem no Enfrentamento do COVID - O Protagonismo Silencioso. Participaram do debate a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Santa Isabel de Ubá, Giane Maria Moreira Lopes, a técnica de enfermagem do laboratório de simulação realística do UNIFAGOC (Real Lab) e atuante na imunização Covid no município e Ubá, Waldilene Martins Casal, a enfermeira e coordenadora de atenção à saúde da Gerência de Saúde de Ubá, Elis Regina de Oliveira Mattos, o enfermeiro coordenador assistencial do Hospital São Vicente de Paulo de Ubá, Júnior Luiz Reis e o coordenador de atenção primária do município de Ubá e docente do curso de enfermagem do UNIFAGOC , Raphael Vicente Ignacchiti de Andrade Pimentel, que mediou a conversa. Ao final do evento, os alunos promoveram uma mostra científica. 

 

Alunos do sétimo período de enfermagem que receberam o pijama cirúrgico.

 

No terceiro e último dia do evento aconteceram os minicursos Manejo de Feridas - Técnicas de Desbridamento, Curativos e Coberturas para Feridas, A Vivência Diária e os Encantos da Obstetrícia e Vacinação. 

 

Confira abaixo, a cobertura do evento: